BusinessTimes

Uni.co fortalece atuação da Lojas Americanas por meio do sistema de franquias

22 abr 2021, 12:20 - atualizado em 22 abr 2021, 12:24
Puket, Uni.co
A Lojas Americanas comprou, por meio da sua subsidiária IF Capital, 70% do Uni.co, dono das marcas Puket, imaginarium, MinD e Lovebrands (Imagem: Facebook/Puket)

A aquisição do Grupo Uni.co reforça uma vertente de atuação ainda pouco explorada pela Lojas Americanas (LAME4), que é a do sistema de franquias.

Segundo a XP Investimentos, a Lojas Americanas atualmente opera por meio desse modelo apenas em lojas de conveniência com a marca Americanas Local ou a BR Mania, e por isso a compra do Uni.co, dono da Puket, imaginarium, MinD e Lovebrands, é positiva.

Além de agregar novas categorias no portfólio da Lojas Americanas, a corretora acredita que o Uni.co, usando sua expertise para criar produtos, poderá alavancar o desenvolvimento das marcas próprias da companhia.

Pelo lado do Uni.co, a Lojas Americanas deve alavancar a atuação do grupo nos canais digitais.

A XP enxerga ainda um potencial de crescimento orgânico, dada a baixa penetração nas categorias em que o Uni.co atua. A corretora estima uma participação de mercado em torno de 4% para Puket e 1% para imaginarium.

“Entendemos que há potenciais riscos positivos advindos da aquisição, como a retomada da economia (maior parte das lojas localizadas em shoppings e imaginarium atuando em uma categoria muito relacionada a comemorações), entrada em novas categorias organicamente e anúncios de M&A [fusões e aquisições] para reforçarem o portfólio de marcas nessa frente”, complementaram Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday, analistas de Varejo da XP, que seguiu com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 36 para a ação da Lojas Americanas.

O acordo entre Lojas Americanas e Uni.co reforça que a consolidação no varejo brasileiro vai respingar, além do e-commerce, nas operações tradicionais físicas (Imagem: Divulgação)

A Lojas Americanas comprou, por meio da sua subsidiária IF Capital, 70% do Uni.co. O acordo para aquisição prevê a compra do restante das ações (30%) em três anos, em uma faixa de valor pré-definida e de acordo com a performance do plano de negócios.

Com mais de 30 anos de experiência, o Uni.co atua no mercado por meio de uma estratégia omnichannel com uma rede de mais de 440 franquias e mais de 2.800 clientes multimarcas e canais digitais. A empresa lança anualmente mais de 4 mil produtos exclusivos.

O valor da negociação não foi revelado, mas a XP estima algo em torno de R$ 250 milhões, ou apenas 0,5% do valor de mercado total da Lojas Americanas. Os principais executivos do Uni.co permanecerão no negócio.

Consolidação no varejo

Para o Safra e a Guide Investimentos, a aquisição corrobora com a tendência de consolidação no varejo brasileiro. Mais que isso, o acordo entre Lojas Americanas e Uni.co reforça a ideia de que essa trajetória de consolidação vai respingar, além do e-commerce, nas operações tradicionais físicas.

“Depois de sofrer um forte impacto da pandemia com as medidas de distanciamento social e impacto sobre o emprego, esperamos ver uma consolidação contínua no setor, que permanece amplamente fragmentado”, comentaram os analistas Guilherme Assis e Felipe Reboredo, do Safra.

O banco reiterou a compra da ação da Lojas Americanas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar