O Melhor do Seu Dinheiro

Uma vaca louca à solta no mercado: Frigoríficos pastando na B3, dividendos da CTEEP, guerra na Ucrânia e outras notícias do dia

23 fev 2023, 8:15 - atualizado em 23 fev 2023, 8:15
vaca leiteira dinheiro 2
O setor de proteína animal pastou ontem na B3

O setor de proteína animal pastou ontem na B3. A ação da Minerva (BEEF3) liderou as quedas no Ibovespa, recuando 7,92%. Já a BRF (BRFS3) perdeu 6,71%. Tudo por causa da suspeita de um caso de encefalopatia espongiforme bovina no Brasil.

Caso de quê?

Encefalopatia espongiforme bovina é o nome que vai no RG do ‘mal da vaca louca’. Os cientistas abominam o apelido. Mas consumidores, produtores e investidores gostam menos ainda da doença. Afinal, ela pode se desenvolver em seres humanos mediante o consumo de carne contaminada.

Mas o problema no momento é que não se trata mais de uma suspeita. O Ministério da Agricultura confirmou na noite de quarta-feira a ocorrência do novo caso de mal da vaca louca.

O animal infectado era criado em uma fazenda no município paraense de Marabá e já foi abatido. Amostras foram coletadas e enviadas a um laboratório no Canadá para que a gravidade do caso seja estabelecida.

Enquanto isso, as ações do setor de proteína animal devem seguir pastando na B3. Isso porque o protocolo sanitário oficial determina que as exportações de carne bovina para a China sejam temporariamente suspensas.

Principal destino das exportações de carne bovina brasileira, a China responde por 70% dos embarques brasileiros.

Para ficar por dentro do desenrolar do caso e de como isso deve impactar o setor de proteína animal, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

PROJEÇÕES
Era de ouro dos dividendos da CTEEP (TRPL4) está chegando ao fim? Elétrica divulga balanço nesta quinta (23). Saiba o que esperar. Analistas esperam anúncio de distribuição de proventos após a divulgação dos resultados, mas temem que, futuramente, haja uma redução na remuneração aos acionistas.

SEM BANDEIRA BRANCA
Um ano de guerra: da resistência ucraniana às armas nucleares. Como Putin vai sair dessa? Quando invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, o presidente russo contava com uma rendição rápida de Kiev, mas não foi o que aconteceu — e hoje ele se vê com a imagem arranhada dentro e fora de seu país.

RECADO PARA PUTIN? 
Diretor de Titanic, James Cameron quer lançar filme sobre tragédia nuclear. Segundo o Los Angeles Times, o cineasta pretende tirar férias temporariamente de Avatar após o lançamento do terceiro filme para retratar os desastres em Hiroshima e Nagasaki.

JORNADA MENOR
Aprovado! Empresas que testaram a semana de quatro dias úteis no Reino Unido pretendem tornar o modelo permanente. Cerca de 92% das companhias que participaram do teste-piloto devem continuar com a jornada de 32 horas semanais.

ESTRADA DO FUTURO
O mercado voltou a acreditar em Mark Zuckerberg e na Netflix. Mas a recuperação das ações de tecnologia é sustentável? Neste momento, existe um enorme contraste entre os resultados de empresas como a Meta e Netflix e a performance dos papéis nas bolsas — e o colunista Richard Camargo explica o porquê.

OLHO NELE!
Quem é o empresário mais radical do que Donald Trump e que lançou a pré-candidatura à presidência dos EUA pelo Partido Republicano. A corrida à Casa Branca ainda está nos estágios iniciais, mas os republicanos já têm três nomes — além de Trump, Nikki Haley e Vivek Ramaswamy já se apresentaram para a disputa.

DIÁRIO DOS 100 DIAS
Dia 53 | Café com Presidente versão 2023: Lula vai ter podcast, mas com formato diferente de Bolsonaro. O petista não quer seguir os mesmos passos do antecessor, que usava lives semanais para se comunicar com a população.

Uma boa quinta-feira para você!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar