Uma bússola para o mercado: FGTS na Eletrobras, Sérgio Rial no banco dos réus da Americanas, Petrobras e outros destaques do dia
A terça-feira amanhece como um daqueles dias nos quais os participantes do mercado financeiro podem ser comparados a velejadores desorientados em um mar calmo e sem vento. Alguém até procura uma bússola, mas ela caiu na água.
Eu até pretendia contar um pouco da história da bússola, mas me deparei com alguns assuntos que podem ajudar você a se orientar neste dia de agenda esvaziada.
No exterior, os ativos de risco estão no vermelho, dando sequência às perdas registradas na véspera.
Na ausência de indicadores econômicos relevantes, os investidores aguardam a atualização das projeções do Banco Mundial para a economia global.
As estimativas virão à tona em um momento no qual a atividade econômica dos Estados Unidos dá sinais de enfraquecimento e a China não se recupera com a força esperada.
Por aqui, é possível que o IGP-DI de maio proporcione novos argumentos para que o Banco Central inicie um esperado alívio monetário. No entanto, é improvável que isso ocorra antes de agosto.
Simultaneamente, com o arcabouço fiscal solucionado em Brasília, as atenções voltam-se agora para a reforma tributária. A expectativa é de que um grupo de trabalho apresente ainda nesta terça-feira as diretrizes gerais da proposta.
Como os potenciais gatilhos do dia parecem puxar em direções opostas, é prudente esperar alguma volatilidade hoje.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
PORTABILIDADE
Investiu o FGTS na Eletrobras? Com 1 ano de privatização, saiba como resgatá-lo ou migrá-lo para um fundo diversificado de ações. Quem tem recursos investidos em Fundos Mútuos de Privatização (FMPs) de uma única ação pode migrar para os FMPs Carteira Livre para minimizar os riscos. Veja como fazer a portabilidade.
ACUSADO
Sérgio Rial vira réu na CVM e deve ser julgado em processo sobre a Americanas (AMER3). Segundo jornal, a xerife do mercado de capitais brasileiro acusou o ex-CEO e o executivo João Guerra Duarte Neto em um dos processos que investigam o rombo contábil bilionário na varejista, revelado pelo próprio Rial.
NEGÓCIO IMOBILIÁRIO
Gazit vende participação no shopping Cidade Jardim por R$ 560 milhões. De acordo com comunicado, essa é uma das maiores transações nos últimos anos no setor e foi liderada pela JHSF Capital, divisão de assessoria financeira da companhia.
NO FRONT DA GUERRA
Putin correu para defesa: a ofensiva da Ucrânia que deixa a Rússia encurralada. Kiev faz mistério sobre a ofensiva e alega que se trata de desinformação das autoridades russas.
INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Corte de produção da Arábia Saudita não deve aumentar o preço do petróleo tanto quanto se temia, mas pode ser bom para a Petrobras. Na visão do colunista Matheus Spiess, a medida saudita foi uma tentativa de evitar uma queda ainda maior nos preços, mas gerou tensão com a Rússia.
Uma boa terça-feira para você!