CryptoTimes

Um único serviço torna-se responsável por quase 40% dos blocos da Ethereum (ETH)

03 out 2022, 10:15 - atualizado em 03 out 2022, 10:15
Ethereum
Flashbots tem crescido entre validadores da Ethereum, devido à sua maior lucratividade. (Imagem: Pixabay/Dean Crosby)

Serviço de infraestrutura da Ethereum (ETH), Flashbots está, atualmente, sendo usado para criar 39% dos blocos da Ethereum, embora continue a censurar transações de Tornado Cash, serviço que mistura transações em blockchain e dificulta o rastreamento de criptomoedas.

Flashbots é um serviço que propõe blocos para validadores que operam no blockchain da Ethereum. O serviço é amplamente utilizado, porque oferece blocos que fornecem maior valor a validadores.

Apesar da censura às transações vindas de Tornado Cash e à crescente frustração da comunidade da Ethereum, o uso de Flashbots está somente aumentando.

Segundo o gráfico de transparência de Flashbots, 39% de todos os blocos da Ethereum estão usando Flashbots – incluindo os propostos por outros retransmissores oferecendo um serviço semelhante, ou outros que não usaram um serviço de retransmissão. Em 15 de setembro, essa métrica era de 12%.

O gráfico acima mostra a porcentagem de blocos propostos por Flashbots em comparação com outros. (Imagem: Flasbots Transparency Dashboard)

A adoção de Flashbots tem crescido, devido à sua lucratividade superior. O serviço oferece um pagamento médio por bloco de 0,12 ETH (US$ 147) para validadores, em comparação com 0,036 ETH (US$ 44) de blocos feitos fora de Flashbots – uma diferença de 234%.

Atualmente, 47% dos validadores estão registrados com Flashbots, o que significa que estão integrados a esse serviço e podem usá-los.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Longe do planejado

Embora Flashbots ofereça um retransmissor principal que censura transações ligadas a Tornado Cash, o serviço abriu o próprio código desde o lançamento. É possível usar retransmisorres alternativos que fornecem um serviço semelhante, embora estes não ofereçam as mesmas recompensas.

“Desenvolvemos um impulsionador de MEV (valor máximo extraível) para maximizar a escolha e a concorrência: validadores e usuários têm o poder de escolher quais construtores e retransmissores desejam usar”, enfatizou o líder de produtos da Flashbots, Bert Miller, no Twitter, em resposta a críticas ao serviço.

No entanto, este não parece ser o caso. O uso de Flashbots continua a subir, e alguns importantes membros da comunidade da Ethereum pediram que Flashbots encerrasse o principal retransmissor – o que forçaria validadores a escolherem outros fornecedores.

“Se Flasbots realmente se importa com uma Ethereum neutra, eles desligariam o serviço de retransmissão HOJE”, disse o conhecido investidor em tokens não fungíveis (NFTs), DCinvestor, no Twitter.

Censura desnecessária?

Embora Flashbots tenha sido clara em sua decisão de censurar transações ligadas a Tornado Cash, alguns acreditam ser uma decisão desnecessária.

Em um artigo para CoinDesk, dois advogados da Paradigm, principal parceira de capital para Flashbots, argumentam que aqueles que operam os serviços de blockchain interpretaram erroneamente as sanções a Tornado Cash.

Os advogados acrescentaram que não é exigido da camada-base do blockchain – a parte que gera blocos e processa transações – a censura a blocos envolvidos em transações sancionadas, do mesmo modo que Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) não é responsável por monitorar spam ou atividade ilegal no email subjacente.

“Para manter sua utilidade, a camada-base de cripto também deve manter sua neutralidade e falta de viés”, concluíram os advogados.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.