O Melhor do Seu Dinheiro

Um ponto de virada no horizonte: Haddad e a reunião do CMN, balanço da Vale, dividendos da B3 e outras notícias do dia

16 fev 2023, 8:24 - atualizado em 16 fev 2023, 8:24
Fernando Haddad
O comentário de Haddad sobre o arcabouço fiscal veio à tona na CEO Conference, promovida pelo banco BTG Pactual. (Imagem: Facebook/Fernando Haddad)

Já faz um tempinho que analistas vêm afirmando que os ativos financeiros brasileiros ficaram baratos demais.

Entretanto, os riscos observados pelos participantes do mercado pareciam tantos que não se avistava um ponto de virada.

Essa situação talvez esteja prestes a mudar diante dos acontecimentos desta semana pré-Carnaval.

Depois de desfazer os temores referentes a uma revisão das metas de inflação na reunião de hoje do Conselho Monetário Nacional (CMN), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou a intenção de antecipar a apresentação do plano do governo para uma nova âncora fiscal.

O comentário de Haddad sobre o arcabouço fiscal veio à tona na CEO Conference, promovida pelo banco BTG Pactual.

Pouco antes de Haddad, no mesmo evento, três dos maiores tubarões do mercado financeiro brasileiro externaram duras críticas ao modo como o Banco Central lidou com as metas de inflação.

Há quem tenha interpretado as manifestações de Rogério Xavier (SPX), Luis Stuhlberger (Verde) e André Jakurski (JGP) como uma vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua recente queda de braço com a autoridade monetária.

O fato é que o mercado reagiu positivamente.

A questão é saber se esse possível ponto de virada será aproveitado ou se acabará atropelado em meio à vertiginosa realidade dos últimos tempos. E isso você vai descobrir acompanhando a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

RESULTADOS 4T22
Vale (VALE3) deve mostrar balanço forte em vendas no 4T22; reabertura da China e preço do minério em 2023 são os temas cruciais para a empresa. A divisão de metais básicos também está entre os temas mais monitorados pelo mercado ao analisar as operações da companhia neste início de ano.

BALANÇO FINANCEIRO
Juros altos afugentam investidores e lucro da B3 (B3SA3) cai em 2022, mas operadora da bolsa anuncia pagamento adicional de dividendos. A companhia distribuirá R$ 212,59 milhões em proventos a quem estiver em sua base acionária até 23 de fevereiro.

ATENÇÃO, ACIONISTA
Ultrapar (UGPA3) anuncia mais de R$ 100 milhões em dividendos. Os papéis UGPA3 passarão a ser negociados a “ex-dividendos” a partir do dia 24 de fevereiro, tanto na B3 quanto na bolsa de Nova York.

GARANTIA DO FGC
BRK Financeira e Portocred têm liquidação decretada. Saiba o que fazer se tiver títulos de renda fixa dessas instituições. Papéis emitidos por instituições financeiras em liquidação, como CDBs, têm cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Veja como ser ressarcido.

DIÁRIO DOS 100 DIAS
Dia 46 | Reciclando JK: o plano de Lula para fazer o Brasil crescer 40 anos em 4. Enquanto viaja pelo país com programas para dar impulso à infraestrutura, a tensão entre o governo e o Banco Central arrefece, com novos atores entrando em cena para apaziguar os ânimos.

ESTRADA DO FUTURO
Intel: o Império da tecnologia (e dos dividendos) que não consegue contra-atacar. Na visão do colunista Richard Camargo, a gigante ficou para trás e pode ter que cortar drasticamente a remuneração aos acionistas. Entenda o que está acontecendo com a tradicional fabricante de chips.

Uma boa quinta-feira para você!