Donald Trump

Um muro para barrar Trump? Tensão com Fed cresce para novo patamar

23 dez 2018, 14:44 - atualizado em 23 dez 2018, 14:44

Powell

O embate entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre o destino do juro americano escalou para um novo patamar neste final de semana. No sábado (22), a agência Bloomberg declarou que Trump estuda demitir o Chairman após a última elevação da Fed Funds Rate.

O novo aperto monetário aumentou a taxa em 25 pontos-base, situando-se agora no intervalo de 2,25% a 2,5% ao ano. Foi a quarta elevação do ano e a nona desde que o BC do país iniciou o atual ciclo, em dezembro de 2015. A decisão foi tomada de forma unânime entre os colegiados. A equipe de Powell também indicou uma expectativa de 2 aumentos no ano que vem, ao invés de 3.

O diretor do Orçamento da Casa Branca, Mick Mulvaney, no domingo, ecoou os comentários do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, de que Donald Trump não acredita que o presidente dos EUA tenha autoridade para demitir o chefe do Federal Reserve, destacou a Bloomberg.

Fogo amigo

É sabido que qualquer tentativa de Trump em expulsar Powell teria efeitos devastadores nos mercados financeiros, minando a confiança dos investidores na capacidade do banco central de pastorear a economia sem interferência política. Na semana passada, o índice Dow Jones teve a pior semana desde a crise financeira de 2008. O S&P 500 está, inclusive, a uma sessão de entrar em um “Bear Market”.

A insistência de Trump em construir um muro para barrar imigrantes mexicanos já causou o desligamento parcial do governo americano. Com certeza, a sua persistência em narrar os rumos da política monetária pode ser muito mais desastrosa do que um aumento a mais da Fed Funds Rate. É preciso, urgentemente, criar um muro em volta do Banco Central para evitar a agressividade de Trump.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar