O Melhor do Seu Dinheiro

Um livro da cor de burro quando foge: Economia dos EUA, queda do Inter, IR 2023 e outras notícias

19 abr 2023, 8:10 - atualizado em 19 abr 2023, 8:10
O Livro Bege costuma embasar as decisões de política monetária do Fed.

O bege está longe de ser uma cor atraente. Os mais antigos o chamavam de “cor de burro quando foge”. Difícil discordar. Mas existe um artefato bege cuja divulgação é aguardada com certa ansiedade até.

Falo do Livro Bege do Fed. O nome também não parece muito interessante, não é? Mas a nomenclatura oficial consegue ser pior. A saber, Sumário de Comentários Sobre as Condições Econômicas Correntes.

Ninguém dava muita bola a ele até a chamada Black Monday, o crash ocorrido em Wall Street em 1987.

Desde então, os economistas se disciplinaram a ler com atenção essa compilação de dados das 12 unidades regionais do Fed norte-americano sobre as condições econômicas locais.

O Livro Bege é atualizado oito vezes por ano, normalmente duas semanas antes da reunião seguinte do banco central norte-americano, e costuma embasar as decisões de política monetária do Fed.

Sua próxima atualização está programada para a tarde de hoje, mais precisamente para as 15h. Os participantes do mercado estarão de olho em sinais sobre os próximos passos da autoridade monetária em meio à recente crise bancária.

Ainda lá fora, os números da inflação na Europa azedam o humor dos investidores. 

Por aqui, os participantes do mercado devem repercutir a apresentação, pelo governo, da proposta de um novo arcabouço fiscal.

A nova política combinará um limite para o crescimento das despesas com uma meta de superávit primário, como é chamado o resultado positivo nas contas do governo sem os juros da dívida pública.

O coração da regra fiscal é a manutenção do limite de gastos atrelado apenas às receitas correntes, deixando as receitas extraordinárias de fora. 

Enquanto o Congresso Nacional promete rapidez na aprovação da proposta, você acompanha aqui no Seu Dinheiro a repercussão da medida entre os investidores.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

REPORTAGEM ESPECIAL
O ‘sonho americano’ do Inter fracassou? Por que o mercado deixou de acreditar no banco digital e a ação despenca desde a estreia na Nasdaq. Nas mínimas, a queda dos papéis da instituição financeira chegou a 60% desde a migração para os EUA.

DESEMPENHO OPERACIONAL
Produção da Vale (VALE3) sobe, mas vendas de minério de ferro recuam mais de 10% no 1º trimestre. Segundo a mineradora, a diferença entre a produção e a comercialização do produto é explicada pelo clima e por um rebalanceamento da cadeia logística.

ALÉM DO BITCOIN
Um setor do mercado de criptomoedas garantiu retorno de 135% aos investidores — e é um sinal positivo de recuperação do setor. Todos os principais segmentos de protocolos de segunda camada (L2) tiveram um desempenho melhor do que ativos digitais como o bitcoin.

IR 2023
Como declarar fundos imobiliários (FIIs) e fiagros no imposto de renda. Os fundos têm cotas negociadas em bolsa — e são tributados e declarados de formas bem parecidas. 

BRASIL DA PAZ?
O puxão de orelha de Biden em Lula doeu: petista recua sobre a invasão da Ucrânia. Presidente se retratou na última terça-feira (18), enquanto ministros também tentavam minimizar o mal-estar causado com os parceiros do Brasil no cenário internacional.

IT’S ME, MARIO
Wa-hoo! Super Mario Bros passa de fase e se torna a maior bilheteria do ano — e super-heróis comem poeira. Em menos de duas semanas desde a estreia nas telonas, a adaptação do videogame da Nintendo arrecadou US$ 692,9 milhões nos cinemas globais.

Uma boa quarta-feira para você!

seudinheiro@moneytimes.com.br