Um hambúrguer, uma salada: Índice IBC-Br e balanços do 4T23 agitam o mercado em semana de Super Quarta; confira esses e outros destaques
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
Começamos mais uma semana com um clichê nutricional. Uma dieta bem equilibrada é tudo que você precisa para viver bem e saudável.
Às vezes, cabe um hambúrguer. Outras (a maioria das vezes), uma salada. É tudo sobre equilibrar as coisas e, no fim do dia, dá para se manter feliz e com saúde.
A agenda desta semana que se inicia também deve tentar deixar o investidor satisfeito, com dias mais e menos agitados.
Para começar a segunda-feira com tudo, o Banco Central publicará o IBC-Br, índice considerado uma prévia da atividade econômica oficial. Devido a operação padrão em virtude da greve dos servidores, o Boletim Focus ficou para amanhã.
Além disso, entre os balanços programados para o dia, o Magazine Luiza (MGLU3) deve publicar seus dados do quarto trimestre após o fechamento dos mercados.
Assim, depois de uma agenda com um indicador tão pesado, a terça-feira reserva poucas novidades, em um esquema mais light para compensar o dia anterior — e aquela esbórnia que virá no seguinte.
Isso porque é semana de Super Quarta, um nada equilibrado dia de decisão de juros aqui no Brasil e nos Estados Unidos.
Apesar de o cardápio já estar dado, cada anúncio é acompanhado de um comunicado para as decisões futuras de política monetária, o que tende a movimentar os mercados nos dias que se seguem.
O que você precisa saber hoje
PRÉVIA DO RESULTADO
O pior já passou para o Magazine Luiza (MGLU3)? Saiba o que esperar do balanço do 4T23 que a varejista divulga hoje. A expectativa dos analistas é que o Magalu registre um lucro líquido ajustado de R$ 40,5 milhões no quarto trimestre.
ANOTE NO CALENDÁRIO
Agenda econômica: Super Quarta domina semana; veja o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos EUA. Além disso, a temporada de balanços locais continua a todo vapor, com importantes empresas como Itaúsa e Magazine Luiza.
DISPUTA SOCIETÁRIA
Gafisa (GFSA3): CVM decide que assembleia convocada pela Esh Capital é irregular. Na pauta da assembleia que aconteceria nesta segunda-feira (18), estava a proposta de uma ação de responsabilidade contra parte do conselho de administração e da diretoria da empresa.
VOTOS, PROTESTOS e GUERRA
Eleição de fachada? Como Putin deu uma banana para o Ocidente, reforçou o poder na Rússia com mão de ferro e vai ficar mais 6 anos no Kremlin. O presidente russo, que subiu ao poder em 1999, deverá se tornar o líder mais antigo do país em mais de 200 anos.
CORRIDA À CASA BRANCA
Vale tudo? Trump fala em “banho de sangue” caso perca as eleições nos EUA e faz outras ameaças assustadoras. O republicano também usou insultos e vulgaridades contra imigrantes, procuradores e governadores e chamou o rival democrata Joe Biden de “presidente estúpido”.
Um forte abraço e boa semana!