Um em cada quatro brasileiros não faz planejamento para pagar contas no início do ano
Quase 25% dos brasileiros não se planejam para pagar as contas no início do ano. É o que revela uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Dados também mostram que apenas 11% dos consumidores têm condições de pagar as despesas no período, como IPTU, IPVA e material escolar, sem precisar economizar ou fazer uma reserva.
Dentre as pessoas que tiveram que salvar parte da renda para 2020, 26% recorreram à economia das festas e compras de Natal. Outros 21% guardaram uma parcela do 13º salário, enquanto 17% montaram uma reserva ao longo de 2019 para cobrir os gastos. Há ainda 14% que passaram a fazer algum “bico” para ter uma renda extra.
Fernando Iodice, especialista em finanças pessoais e co-fundador da startup iq, diz que o ideal é realizar o planejamento ao longo do ano.
“Mas, caso isso não seja possível, deve haver uma priorização das contas de maior valor e daquelas que podem impactar o dia a dia e trazer outros transtornos, como a conta de luz, que, se não pagar, pode acarretar o corte do serviço”, completa.
Iodice também indica reutilizar alguns materiais e pagar o IPTU de forma parcelada.