Um dia sem Uber: Motoristas de apps ameaçam paralisação por falta de reajuste; veja quando
Se você usa aplicativos de transporte, como o Uber e o 99, é melhor se preparar. Os motoristas desses apps de corrida estão preparando uma paralisação de 24 horas dos serviços na segunda-feira, 15 de maio. Os profissionais protestam contra a falta de reajuste nos repasses do valor da corrida pelas empresas.
A greve está sendo convocada pela Federação dos Motoristas de Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e pela Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp). Segundo informações do Estado de S. Paulo, a expectativa de adesão é de 70% dos mais de 2 milhões de motoristas ativos do Brasil.
Segundo as organizações da categoria, a comissão cobrada pelas plataformas chega a representar 60% do valor de algumas corridas, sendo que o valor repassado para o motorista segue congelado desde meados de 2015 e 2016.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
As principais demandas dos motoristas são:
- o aumento da tarifa mínima;
- diminuição da comissão cobrada pelas plataformas;
- disponibilização de seguro de vida e saúde;
- melhoria da proteção contra assaltos e violência nas áreas urbanas.
Em publicações nas redes sociais, Eduardo Lima de Souza, presidente da Amasp e diretor da Fembrapp, destaca que os usuários dos aplicativos podem ter dificuldade para conseguir um carro na segunda-feira, além de eventualmente se deparar com valores mais altos, devido à tarifa dinâmica.
O Money Times entrou entrar em contato com a Uber e a 99, mas não recebeu resposta das companhias até o momento da publicação desta matéria. Informamos que o texto poderá ser atualizado com o posicionamento das mesmas.