Um agosto amargo: Ibovespa em queda, prejuízo do Magazine Luiza, IRB no azul, novo presidente da Eletrobras e outros destaques do dia
Agosto de 2023 está deixando um gosto amargo na garganta de quem investe em bolsa de valores. Chegamos hoje ao meio do mês e, até agora, o Ibovespa não subiu nenhuma vez em agosto.
Foram dez pregões e nenhum fechamento em alta. Trata-se da pior sequência em quase 40 anos. Ao contrário de outras séries negativas, porém, o recuo é pequeno em termos porcentuais.
O Ibovespa acumula queda de 4% nas últimas dez sessões. Quem acompanha o dia a dia dos mercados financeiros sabe que a bolsa já viveu dias piores. Bem piores.
A questão é que essa sequência de quedas parece um contrassenso. Afinal, o início do ciclo de corte de juros pelo Banco Central era antecipado como um gatilho para que o Ibovespa disparasse.
Enquanto a bolsa não sobe, as dúvidas dos investidores se acumulam. Será uma realização de lucros? Um cardume de tubarões perseguindo sardinhas? Ou serão receios com a política em Brasília e com a desaceleração da economia lá fora?
O colunista Matheus Spiess se debruçou sobre números e gráficos na tentativa de entender se a tendência de alta teria se esgotado. Para ele, a resposta é não, mas uma série de acontecimentos recentes ajuda a explicar a recente queda da bolsa.
Enquanto isso, no que depender dos mercados internacionais, o Ibovespa vai ter dificuldade para recuperar o caminho das altas nesta terça-feira.
O sinal é vermelho na Europa e nos Estados Unidos em meio a novos sinais de desaceleração da economia da China. Nem as medidas de estímulo anunciadas hoje pela autoridade monetária chinesa estão salvando a lavoura.
- Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
PESO DA TRIBUTAÇÃO?
Prejuízo do Magazine Luiza (MGLU3) dobra no segundo trimestre. Saiba o que prejudicou a varejista dessa vez. O marketplace foi destaque positivo entre abril e junho, mas não conseguiu compensar totalmente outras áreas com desempenho mais fraco no período.
BALANÇOS
O calvário ficou para trás? IRB (IRBR3) reporta lucro pelo segundo trimestre seguido. No acumulado do primeiro semestre, a resseguradora reverteu prejuízo de R$ 292,9 milhões e acumulou lucro de R$ 28,7 milhões. A companhia também apresentou melhora em linhas importantes do balanço. Veja os destaques do resultado.
DANÇA DAS CADEIRAS
Sob nova direção: quem é Ivan de Souza Monteiro, o novo presidente da Eletrobras (ELET3). Wilson Ferreira Junior apresentou nesta segunda-feira (14) ao Conselho de Administração a sua renúncia ao cargo. Saiba os motivos da saída do executivo.
APÓS AS PASO
Bolsa em alta, disparada do bitcoin (BTC) e encontro com o FMI: 5 coisas que aconteceram após Javier Milei vencer as eleições primárias na Argentina. O candidato de extrema-direita recebeu 30,04% dos votos, superando a chapa governista.
Uma boa terça-feira para você!