BusinessTimes

Ultrapar (UGPA3) avança sobre terreno da Vibra (VBBR3) — e por um motivo muito simples

22 abr 2022, 15:37 - atualizado em 23 abr 2022, 0:11
Ultrapar
Dona dos postos Ipiranga supera Vibra em ganho de participação de mercado (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Dados de março da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) mostraram que a Ultrapar (UGPA3), dona dos postos Ipiranga, ganhou participação de mercado, enquanto a Vibra (VBBR3) encolheu.

Segundo o relatório da ANP, os volumes totais de venda de combustível cresceram 6% em base anual e 9% em base mensal. Seguindo essa tendência, os volumes de etanol e gasolina aumentaram 9% ante o ano passado e 7% no mês enquanto os volumes de diesel tiveram expansão de 1% em base anual e de 14% no mês.

A participação de mercado de postos sem marca permaneceu praticamente sem alteração em relação a fevereiro. Já nos postos com bandeira, a Vibra perdeu participação de mercado de 1,96 ponto percentual (pp) no mês, enquanto Raízen (RAIZ4) e Ipiranga ganharam 0,96 pp e 1 pp, respectivamente.

Os principais ganhos foram observados no mercado de diesel, com a Ipiranga superando seus concorrentes.

Segundo Vicente Falanga e Ricardo França, que assinam nota da Ágora enviada a clientes, o ganho de participação de mercado da Ultrapar em março foi contra as expectativas e motivado por uma tendência que vem ganhando força entre as marcas.

“O consenso do mercado era de que, à medida que a Vibra estivesse importando mais, ganharia mais market share. Esse resultado inesperado pode estar relacionado à estratégia de cashback da Ultrapar, que, a nosso ver, pode estar ganhando força.”, dizem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona a estratégia de cashback da Ultrapar

A estratégia de cashback mencionada pelos analistas consiste na devolução de uma parte do valor gasto para o cliente.

A Ultrapar aplica o cashback por meio do programa “Abastece Aí” dos postos Ipiranga, que dá cashback para quem abastece nos postos ou realiza pagamentos no Jet Oil e na AmPm.

No aplicativo do programa, é possível trocar km por cupons para utilizar em lojas parceiras, que também dão cashback ao cliente, sendo que o valor permanece na conta para uso livre, incluindo a possibilidade de transferência para instituições bancárias.

Disclaimer
Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!