Último lote da restituição do Imposto de Renda: Caí na malha fina, e agora?
No final de setembro, a Receita Federal paga o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2023. A consulta para verificar se você receberá no próximo lote estará disponível em 22 de setembro, no site oficial da Receita. O pagamento da restituição está programado para 29 de setembro.
No entanto, se o contribuinte cair na malha fina, a restituição pode ser retida. Divergências entre as informações declaradas e os dados fornecidos por outras entidades que também entregam declarações podem levar a análise mais aprofundada por parte do Fisco.
Veja como saber se caiu na malha fina
Para saber se caiu na malha fina, é preciso realizar uma consulta no e-CAC. O portal mostra qual a situação da declaração, além de indicar qual informação apresenta divergência. Veja o passo a passo para consulta:
- Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).
- Faça o login e encontre a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
- Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”.
- Aqui é possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção. Caso a retenção esteja relacionada apenas a erros de preenchimento ou falta de informações, é necessário enviar uma declaração retificadora.
Segundo a Receita, é possível consultar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O sistema, assim como o e-CAC, apresenta se há divergência e em qual informação. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.
Em alguns casos, o contribuinte pode receber um termo de intimação fiscal, o que significa que ele precisará apresentar documentos para comprovar as informações enviadas na declaração.
Como resolver problema com restituição
Informações erradas
Um dos principais motivos que levam as pessoas para a malha fina é o desencontro de informações. Se esse for o caso, entre no programa da declaração do IR e corrija as informações que estão erradas. A própria Receita indica onde está o problema.
Vale destacar que, após receber a intimação, o contribuinte não consegue mais fazer a retificação através do programa.
Visitando a Receita Federal
Se as informações estiverem corretas e, ainda assim, a declaração ficar presa, o contribuinte precisa marcar uma visita à Receita Federal. Na ocasião, será necessário apresentar todos os comprovantes usados na declaração.
*Com Lorena Matos