Última apresentação antes do Copom, Campos Neto fala sobre a importância da política monetária perseverar
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira (5) ser importante a política monetária perseverar em um momento que classificou como “last mile” do combate à inflação, argumentando que o aumento de preços pode voltar se isso não for feito.
Em conferência promovida pelo grupo Julius Baer, Campos Neto afirmou que esse conceito se aplica à inflação global, mas também ao Brasil. Para ele, numa eventual situação de retorno da inflação, o custo de voltar a baixá-la seria maior.
Sobre a questão fiscal, o presidente do BC ainda pontuou que o mundo inteiro está de olho nesta questão após a Fitch rebaixar os Estados Unidos por “problemas com a governança fiscal“.
- Quer lucrar com dividendos? Veja o Top 5 de ações selecionadas pela Empiricus Research para buscar proventos em setembro, é só clicar aqui. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
“O alerta da Fitch sobre os EUA na parte fiscal faz com que a gente preste mais atenção, principalmente aqui no Brasil”, disse na apresentação.
Campos Neto tem evidenciado a sua preocupação com o controle fiscal do atual governo em suas aparições em eventos. Mesmo assim elogia os esforços do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
*Com informações da Reuters