UE se prepara para congelar bens de Putin e Lavrov, diz Financial Times
O jornal Financial Times afirmou que a União Europeia se prepara para congelar os bens do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, em um novo pacote de sanções. Quatro fontes foram ouvidas sobre o tema.
A expectativa é que o pacote seja aprovado ainda nesta tarde, junto com mais medidas contra os bancos e a indústria russos.
Ainda assim, tanto Putin como Lavrov não devem ser proibidos de viajar, o que indicaria uma disposição da UE de manter abertas as “possibilidades diplomáticas”.
Seria o segundo pacote de restrições à Rússia em um espaço de três dias. As outras propostas seriam sobre congelamento de algumas transações em alguns bancos russos.
Mais cedo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky criticou a Europa por não impor sanções “suficientemente profundas a Moscou”, pedindo a Putin que negocie para “parar a morte”.
“O chanceler alemão falou ontem sobre a invasão da Ucrânia, que a Europa não via algo assim há 75 anos. Mas esta não é toda a verdade. Esta não é apenas a invasão da Ucrânia pela Rússia. Este é o início de uma guerra contra a Europa. Contra a solidariedade europeia. Contra os direitos elementares do povo europeu.”
Os líderes da UE deram o aval político para o segundo pacote de sanções durante sessão extraordinária. Ursula von der Leyen, presidente da comissão, disse esperar que as medidas tenham “máximo impacto na economia russa e na elite política”.