Internacional

UE pede diálogo com Rússia para desbloquear exportações de alimentos da Ucrânia

24 maio 2022, 15:39 - atualizado em 24 maio 2022, 15:39
Exportações
A chefe da Comissão Europeia pediu nesta terça-feira por conversas com Moscou sobre a liberação das exportações de trigo (Imagem: Facebook/European Commission)

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu nesta terça-feira por conversas com Moscou sobre a liberação das exportações de trigo que estão presas na Ucrânia como resultado de um bloqueio marítimo russo.

Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, acusou a Rússia de usar alimento como arma, mantendo suprimentos “reféns” não apenas para os ucranianos, mas também para milhões de pessoas em todo o mundo. Moscou rejeita essa alegação.

“O mais importante é desbloquear o Mar Negro. Este é um apelo à Rússia”, disse Von der Leyen à Reuters em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Von der Leyen, que é presidente do executivo da União Europeia, disse que uma crise alimentar está se aproximando a toda velocidade e que algum tipo de diálogo com Moscou é necessário para liberar 20 milhões de toneladas de trigo presas na Ucrânia.

Ela ainda disse que a União Europeia também deve aumentar sua própria produção, facilitando que os agricultores tenham uma segunda safra ou aumentem a produção de trigo.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar