Últimas Notícias Tesouro Direto Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Cripto
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

UE deve controlar importação de sete tipos de aço do Brasil, diz Valor

Equipe Money Times - 14/01/2019 - 9:56

União Europeia

A UE (União Europeia) irá impor uma quantidade máxima de produtos, do ramo da siderurgia, para importação, conforme matéria veiculada no Valor nesta segunda-feira (14).

Dos produtos brasileiros exportados para a UE, sete estão na lista: laminados planos a frio, folhas metálicas, laminados planos de aço inoxidável, laminados planos a quente, chapas grossas, perfis e outros tubos sem costurão controle.

No segmento siderúrgico, 18,1% das exportações brasileiras foram destinadas ao mercado europeu.

Continua depois da publicidade

Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado

O bloco pretende estipular cotas, ou seja, cada país terá uma certa quantidade de produtos para exportar para a Europa. A primeira estipulada é a de laminados planos a frio, a qual será de 168,2 mil toneladas a partir de julho. Outra é de folhas metálicas. A cota do produto é de 50,7 mil toneladas em julho, após um ano nesse sistema, a quantidade passa a ser de 53,2 mil toneladas. Já os perfis de aço terão uma cota de 22 mil toneladas, aumentando para 23,1 mil toneladas.

Automobilísticas reclamam da medida e afirmam que terão prejuízo, por ser protecionista e poder diminuir a quantidade do produto no mercado, elevando o preço do mesmo. Já a Eurofer – representante das siderúrgicas europeias – está animada com a possibilidade.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Por fim, os países atingidos pela restricao europeia serão: China, Índia, Rússia, Coreia do Sul, Turquia e Ucrânia. Para que essa medida seja aplicada, os países da UE precisam votar a aprovação nesta próxima quarta-feira (16).

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você