União Europeia

UE avaliará se regras fiscais devem ficar suspensas por mais tempo devido a Ucrânia

02 mar 2022, 10:11 - atualizado em 02 mar 2022, 10:11
Rússia e Ucrânia
O Pacto deveria ser restabelecido em 2023, mas o novo risco para o crescimento representado pela guerra na Ucrânia, sanções à Rússia e contrassanções farão a Comissão reavaliar esse objetivo (Reuters)

A invasão da Ucrânia pela Rússia terá um impacto econômico negativo no crescimento da Europa e a Comissão Europeia avaliará até maio se as regras fiscais que impõem limites aos empréstimos governamentais permanecerão suspensas também em 2023.

As regras, chamadas de Pacto de Estabilidade e Crescimento, foram criadas para proteger o valor do euro, mas foram suspensas desde o início da pandemia, em 2020, para dar aos governos espaço para combater as consequências econômicas da Covid-19.

O Pacto deveria ser restabelecido em 2023, mas o novo risco para o crescimento representado pela guerra na Ucrânia, sanções à Rússia e contrassanções farão a Comissão reavaliar esse objetivo.

“Dada a incerteza atual, precisaremos reavaliar a desativação esperada da cláusula de suspensão geral em 2023 com base em nossa previsão (econômica) que apresentarei em meados de maio”, disse o comissário econômico europeu Paolo Gentiloni.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar