CryptoTimes

Ucrânia: Suposto ‘airdrop’ antecipado do governo é provavelmente falso

03 mar 2022, 8:52 - atualizado em 03 mar 2022, 8:52
Ucrânia
O suposto ‘airdrop’ antecipado da Ucrânia tem fortes indícios de que é falso (Imagem: Pixabay/TheKit_13)

Apesar de informes de que o “airdrop” (“distribuição”, em tradução livre) de tokens da Ucrânia havia começado antes do esperado, parece ser altamente provável que o token não tenha nada a ver com o governo da Ucrânia.

O site CoinDesk informou, na madrugada desta quinta-feira (3), que o governo ucraniano havia começado a enviar tokens “Peaceful World” (ou “Mundo Pacífico”, em tradução livre) para pessoas que tivessem doado criptomoedas em apoio à defesa do país contra a Rússia, antes de emitir um esclarecimento. No entanto, existem diversas razões por que esses tokens não parecem ser genuínos.

Em primeiro lugar, os tokens estão sendo distribuídos horas antes da programada para o “snapshot”, indicada pelo perfil oficial da Ucrânia no Twitter.

Um snapshot acontece quando é feito um registro do blockchain, com a lista de endereços doadores usada para calcular quantos tokens devem ser enviados a cada endereço no airdrop. Por esse motivo, não faz sentido um airdrop ser feito antes do snapshot.

Segundo o pesquisador do The Block Igor Igamberdiev, há vários outros alertas nesse airdrop antecipado.

Embora os tokens pareçam ter sido enviados da carteira da Ethereum oficial do governo da Ucrânia, isso foi, na verdade, um truque, segundo Igamberdiev.

Nesse tipo de esquema, tokens são programados para serem movimentados por qualquer um — não somente o dono da carteira — e, em seguida, são distribuídos, mas movidos a um outro endereço.

Isso faz com que pareça que o dono do endereço movimentou os tokens, quando, na verdade, não tinha qualquer envolvimento com a transferência deles. “Este é o modo pelo qual os golpistas geralmente agem”, disse Igamberdiev.

Além disso, os tokens foram financiados pela Binance para criar o contrato, fazer o airdrop e adicionar liquidez às corretoras descentralizadas (DEXs). Segundo Igamberdiev, o contrato poderia congelar fundos em um endereço específico — um sinal preocupante.

O pesquisador também notou que o código usado para o airdrop é muito ineficiente, a menos que a Ucrânia estivesse planejando dar a todos os doadores quase a mesma quantidade de tokens.

A maioria dos airdrops aloca tokens de modo proporcional ao envolvimento do usuário, ao invés de recompensar todos de maneira igualitária.

Os tokens já estão sendo negociados na Uniswap e obtiveram US$ 500 mil em volume até agora.

O comunicado oficial feito ontem pelo governo da Ucrânia anunciou que o airdrop aconteceria hoje (3), às 13h, no horário de Brasília, ou 18h no horário local, após a publicação de um snapshot no perfil do governo do país no Twitter.