AgroTimes

Ucrânia pretende construir longo duto para escoar óleo de girassol até a Polônia

08 set 2022, 12:50 - atualizado em 08 set 2022, 12:50
Girassol
A Ucrânia precisa criar rotas logísticas de exportação alternativas e poderosas. Como processamos muitas oleaginosas (Imagem: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

A Ucrânia e a Polônia construirão um duto de 600 km para entregar óleo de girassol ucraniano ao porto polonês de Gdansk, disse nesta quinta-feira o Ministério da Agricultura ucraniano, citando o ministro Mykola Solsky.

Antes da invasão russa, que Moscou chama de “operação militar especial”, a Ucrânia era o maior produtor mundial de sementes de girassol e exportador de óleo de girassol.

O novo duto poderá transportar cerca de 2 milhões de toneladas de óleo por ano, disse o ministro, sem dar mais detalhes.

“A Ucrânia precisa criar rotas logísticas de exportação alternativas e poderosas. Como processamos muitas oleaginosas, o duto é uma dessas opções”, disse Solsky.

Ele disse que o lado polonês “aceitou positivamente” a proposta.

As exportações de óleo de girassol ucraniano caíram 15% na temporada 2021/22 (setembro-agosto), para 4,49 milhões de toneladas, devido à invasão russa, disse o analista APK-Inform esta semana.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar