Internacional

Ucrânia planeja rebatizar ruas associadas à Rússia

27 abr 2022, 19:26 - atualizado em 27 abr 2022, 19:26
Ucrania
A rua Minsk, capital de Belarus, aliada próxima da Rússia, também está na lista (Imagem: EUTERS/Valentyn Ogirenko)

Várias cidades ucranianas planejam renomear ruas e praças associadas à Rússia, em um processo de “desrussificação” após a invasão russa.

Um dia após derrubar um monumento da era soviética em Kiev que simbolizava a amizade entre Rússia e Ucrânia, a Câmara municipal disse nesta quarta-feira que havia compilado uma lista com 467 locais em consideração para serem rebatizados.

Eles incluem uma praça central nomeada em homenagem ao escritor Leo Tolstoy e uma rua chamada Lago Baical.

A rua Minsk, capital de Belarus, aliada próxima da Rússia, também está na lista.

Desde que a Ucrânia declarou independência da União Soviética, em 1991, o nome de algumas cidades foram mudados para apagar o legado de autoridades soviéticas odiadas. Agora, as autoridades querem remover nomes de autores e poetas russos, entre outros.

O ministro da Cultura, Oleksandr Tkachenko, alertou semana passada contra a remoção geral de tudo que for afiliado à Rússia.

Citando o romancista russo nascido na Ucrânia, Nikolai Gogol, como exemplo, ele disse que alguns “personagens… pertencem ao estoque global de herança (cultural)”.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar