Invasão da Ucrânia

Ucrânia mantém “maioria significativa” de seus aviões militares, dizem EUA

04 mar 2022, 15:15 - atualizado em 04 mar 2022, 15:49
Após o começo da guerra em 24 de fevereiro, analistas esperavam que o Exército russo tentasse imediatamente destruir a força aérea da Ucrânia e o seu sistema de defesa aéreo (Imagem: REUTERS/Viacheslav Ratynskyi)

A Ucrânia ainda tem uma “maioria significativa” da sua força aérea militar disponível, nove dias após as forças russas começarem a invasão ao país, disse uma autoridade de Defesa dos Estados Unidos nesta sexta-feira.

Com vasta inferioridade em relação ao Exército da Rússia em termos de números brutos e poder de fogo, o fato de a própria força aérea da Ucrânia ainda estar no ar e suas defesas aéreas ainda serem consideradas viáveis surpreendeu especialistas militares.

“Os ucranianos ainda têm uma maioria significativa da sua força de combate aéreo disponível para eles, tanto de asa fixa quanto de asa rotativa, assim como sistemas não tripulados e de terra-ar”, disse a autoridade, falando sob a condição de anonimato.

A autoridade acrescentou que a Ucrânia perdeu algumas aeronaves, também destruídas pelas forças russas, mas não forneceu detalhes.

Após o começo da guerra em 24 de fevereiro, analistas esperavam que o Exército russo tentasse imediatamente destruir a força aérea da Ucrânia e o seu sistema de defesa aéreo.

A Rússia ainda voa sobre um espaço aéreo em disputa.

Tropas ucranianas com mísseis terra-ar podem ameaçar aviões da Rússia e criar risco a pilotos russos tentando dar apoio às forças terrestres.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar