Invasão da Ucrânia

Ucrânia em números: conheça o país que foi invadido pela Rússia

24 fev 2022, 9:59 - atualizado em 24 fev 2022, 9:59
Ucrânia
A localização da Ucrânia entre Europa, Rússia e a Ásia Central, justifica sua grande importância regional e mundial (Imagem: REUTERS/Guglielmo Mangiapane)

A Ucrânia é o segundo maior país da Europa, atrás apenas da Rússia, e está na região do leste europeu, com mais da metade de seu território na Ásia.

O país tem uma população de 44,13 milhões pessoas (conforme dados de 2020), com um território de 603.548 km².

A capital do país é Kiev, e outras cidades importantes do país são: Kharkiv, Dnipropetrovsk, Odessa, Donetsk e Lviv. A língua oficial é o ucraniano, mas o russo é amplamente usado em algumas regiões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados econômicos

  • PIB: US$ 155,3 bilhões (2020)
  • PIB per capita: US$ 3,741 (2020)
  • Moeda: Grívnia (UAH)
  • IDH: 0,779 – 74° no ranking global (2019)
  • Índice de Gini (desigualdade): 25 – a menor do mundo (2019)

Percepção geopolítica

A Ucrânia se tornou independente em 1991, após a extinção da União Soviética.

E a localização do país, ao norte do Mar Negro, em uma área estratégica entre Europa, Rússia e a Ásia Central, justifica sua grande importância regional e mundial.

A região onde o país se encontra é muito rica em recursos naturais, especialmente em minérios.

Apesar de depender da importação de gás natural, a Ucrânia possui importantes fontes de energia, como o carvão, além de ter uma das maiores reservas de urânio do mundo.

Em 2020, a exportação representou 31,69% do PIB do país, mas as importações são ainda maiores, representando 34,73% do PIB.

Relação Brasil x Ucrânia

O Brasil possui a maior população de ucranianos na América Latina, com mais de 600 mil pessoas no território brasileiro, cerca de 0,3% da população do país (2020), conforme dados do Ukrainian World Congress.

Mais de 80% dessa população está localizada no estado do Paraná. Há também a presença de ucranianos em São Paulo, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

O Brasil também é o principal parceiro comercial da Ucrânia na América Latina, segundo a Fecomercio-MG.

“Entre os países persiste a exportações em produtos primários, com destaque para carne suína”, afirma a entidade.

Após o item “carnes”, há também a venda de aeronaves, fumo, preparações alimentícias, outros produtos de origem animal, máquinas mecânicas, minérios.

Por outro lado, as importações são concentradas em poucos produtos.

Adubos são os principais produtos importados, seguidos de ferro e aço, borracha, combustíveis, obras de ferro fundido, máquinas mecânicas, extratos tanantes e tintoriais, máquinas elétricas, produtos farmacêuticos.

Contatos

A Embaixada do Brasil em Kiev é a Representação Diplomática e Consular do Brasil na Ucrânia e na Moldova. Em casos de emergência, o site do Itamaraty disponibiliza o telefone : +380 (44) 339.9861, ou o e-mail: consular.kiev@itamaraty.gov.br.

Fonte dos dados: Country Economy