Ucrânia diz que tropas se aproximam de Lyman, importante reduto ocupado pela Rússia
Tropas ucranianas capturaram duas vilas que ficam muito perto de Lyman, reduto da ocupação pelas forças russas, disseram autoridades nesta sexta-feira, no sinal mais claro de que a cidade pode cair em breve.
Lyman, na região de Donetsk, atua há meses como um centro de logística e transporte que ancora as operações russas no norte da região.
Sua captura seria o maior ganho de Kiev desde que uma contra-ofensiva relâmpago retomou áreas da região de Kharkiv este mês.
Em um discurso em vídeo à noite, o presidente Volodymyr Zelenskiy agradeceu às tropas por capturarem a vila de Yampil, cerca de 12 km a sudeste de Lyman.
No início do dia, o Ministério da Defesa da Ucrânia disse que suas tropas capturaram Drobysheve, cerca de 10 quilômetros a noroeste de Lyman.
“Temos resultados significativos no leste do nosso país… todo mundo já ouviu o que está acontecendo em Lyman”, disse Zelenskiy em um discurso em vídeo.
“São passos que significam muito para nós”, acrescentou, sem dar detalhes.
O chefe do governo apoiado pela Rússia na região de Donetsk, Denis Pushilin, disse na sexta-feira que Lyman estava “semi-cercada” pelo exército ucraniano e que as notícias da frente eram “alarmantes”.
Em uma mensagem postada no Telegram, Pushilin admitiu que suas forças não controlavam mais totalmente Drobysheve ou Yampil.
Na sexta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, proclamou o domínio russo sobre Donetsk e três outras províncias onde Moscou tomou território durante a ao país vizinho, que já dura sete meses.
As anexações foram redondamente rejeitadas pela Ucrânia e seus aliados ocidentais como ilegais e foram condenadas pelo secretário-geral das Nações Unidas.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!