Ucrânia diz que Rússia planeja simular acidente em usina nuclear
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse nesta sexta-feira que a Rússia planeja simular um grande acidente em uma usina nuclear controlada por forças pró-Moscou para tentar frustrar uma contraofensiva ucraniana há muito planejada para retomar o território ocupado pela Rússia.
A usina de Zaporizhzhia, que fica em uma área no sul da Ucrânia ocupada pela Rússia, é a maior usina nuclear da Europa, e a região tem sido repetidamente atingida por bombardeios pelos quais ambos os lados se culpam.
A diretoria de Inteligência do Ministério da Defesa disse que as forças russas logo bombardeariam a usina e anunciariam um vazamento de radiação. Isso forçaria uma investigação pelas autoridades internacionais, durante a qual todas as hostilidades seriam interrompidas.
O comunicado da diretoria, publicado no Telegram, não trouxe nenhuma comprovação. A mensagem disse que a Rússia interrompeu a rotação planejada de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que estão baseados na usina.
A AIEA, com sede em Viena, que frequentemente publica atualizações sobre a usina, não mencionou nenhuma interrupção.
Na semana passada, testemunhas disseram que as forças militares russas estavam reforçando as posições defensivas dentro e ao redor da fábrica antes da contraofensiva.
Em outubro de 2022, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, instou o Ocidente a alertar a Rússia para não explodir uma barragem que inundaria uma grande área. A barragem não foi destruída.