ONU

Ucrânia busca investigação da ONU sobre supostos crimes de guerra da Rússia

28 fev 2022, 14:57 - atualizado em 28 fev 2022, 14:57
Organização das Nações Unidas (ONU)
Sheba Crocker, embaixadora dos EUA na ONU em Genebra, afirmou em comunicado à Reuters que a votação de segunda-feira para realizar o debate mostrou que a Rússia está totalmente isolada no Conselho (Imagem: REUTERS/Lucas Jackson)

A Ucrânia e seus aliados pediram nesta segunda-feira uma investigação da ONU sobre possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia durante suas ações militares na Ucrânia.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU votou nesta segunda-feira para aceitar o pedido da Ucrânia de realizar um debate urgente na quinta-feira sobre a invasão da Rússia. Um esboço de resolução ucraniano será considerado no debate urgente.

Se adotada, uma comissão de três especialistas independentes investigará todas as supostas violações do direito internacional na Crimeia e nas regiões de Donetsk e Luhansk desde 2014 e em outras áreas da Ucrânia desde a invasão da Rússia na semana passada.

A embaixadora da Ucrânia nas Nações Unidas em Genebra, Yevheniia Filipenko, disse ao Conselho de Direitos Humanos: “As forças russas tentam semear o pânico entre a população ao visar especificamente jardins de infância e orfanatos, hospitais e brigadas móveis de assistência médica, cometendo atos que podem equivaler a crimes de guerra.”

Sheba Crocker, embaixadora dos EUA na ONU em Genebra, afirmou em comunicado à Reuters que a votação de segunda-feira para realizar o debate mostrou que a Rússia está totalmente isolada no Conselho.

“Apenas 4 países apoiaram a posição da Rússia, demonstrando claramente que a comunidade internacional está unida em condenar a ação flagrante da Rússia”, declarou ela.

O embaixador da Rússia, Gennady Gatilov, disse que seu país lançou “operações especiais para impedir a tragédia” na região separatista de Donbass, e que as forças russas não estavam atirando em alvos civis na Ucrânia.