BusinessTimes

Uber vai ficar mais caro? App altera preços da corrida por aumento na gasolina

12 mar 2022, 10:40 - atualizado em 12 mar 2022, 10:40
Com alta da gasolina, muitos motoristas de Uber acabam pagando pra trabalhar, mas com esse trabalho home office você pode ter lucros milionários; entenda. (Imagem: Unsplash)

O Uber (UBER) e a 99 anunciaram que vão fazer um repasse maior do preço das corridas realizadas pelos aplicativos de transportes aos motoristas, como resposta ao reajuste dos combustíveis feito pela Petrobras (PETR3; PETR4).

O Uber ainda fará um ajuste de 6,5% em suas corridas, deixando-as mais caras temporariamente, segundo a Folha de S. Paulo.

O aplicativo “prometeu um pacote de R$ 100 milhões direcionados a iniciativas para ampliar os ganhos e reduzir os custos dos motoristas”.

Já as corridas da 99 serão reajustadas em 5% por quilômetro rodado no ganho do motorista, sem alteração prevista para os consumidores.

Segundo a 99, a ação “entrará em vigor já nos próximos dias em todas as 1.600 cidades onde a empresa opera no Brasil”.

No perfil oficial da Associação dos Motoristas por Aplicativos de São Paulo (AMASP), o presidente do órgão, Eduardo Lima, afirmou que “a Uber encaminhou uma nota para a Amasp atendendo às nossas solicitações de soluções para os problemas que estamos enfrentamos”.

O presidente disse que “mais informações serão anunciadas [pela Uber] na segunda-feira (14)”.

Lima afirmou também que “terá uma reunião com a empresa para discutir propostas e projetos para os motoristas”. Em um comentário na página, o presidente da Associação disse que “os motoristas precisam de algo sólido e duradouro, e não de sorvete no meio de um dia quente”.

Em entrevista ao Money Times na quinta-feira (10), Lima disse que, com o aumento da gasolina, “a situação para os motoristas não é mais sustentável”.

“Não tem mais onde espremer para continuar. A nossa luta desde de 2016 é para que as empresas reajustassem as tarifas acompanhando a inflação, e isso não aconteceu”, disse ele.

Na quinta, a Petrobras anunciou que elevará os preços do diesel em cerca de 25% em suas refinarias, enquanto os valores da gasolina deverão subir quase 19%, na esteira dos ganhos nas cotações do petróleo no mercado internacional em função da guerra na Ucrânia.