Uber (U1BE34) vai se tornar um super app? Conheça e entenda esta tendência
A Uber (U1BE34)começou como um aplicativo para conectar motoristas e passageiros para realização de viagens, o que impactou o segmento de táxis, porém, a intenção é expandir também para outros segmentos.
Foi lançado um novo recurso no aplicativo, o “Explore”, que vai permitir o acesso à novas funcionalidades, como comprar ingressos para shows, realizar reservas em restaurantes, entre outras possibilidades.
A estratégia da Uber é aumentar o seu alcance e oferecer para os usuários do aplicativo diversas funções, que acabam se aliando com o serviço de mobilidade, afinal, após reservar um restaurante pela Uber, é só chamar um carro também pelo aplicativo.
Dessa forma, é possível conquistar mais usuários, além de aumentar os acessos, uso e relevância da plataforma. As novas funcionalidades vão somar o atual foco da Uber em oferecer entregas de alimentos.
Com isso, muito mais do que um aplicativo que providencia viagens de carro, o aplicativo se torna parte do estilo de vida, sendo utilizado em diversos contextos.
Para colocar em prática, vai acontecer uma parceria com o Yelp para a questão dos restaurantes e na seção de eventos, com o PredictHQ. As parcerias são uma forma de promover maior credibilidade com empresas que já atuam nestes segmentos.
A novidade irá começar nos EUA, entretanto, se forem observados resultados positivos da estratégia, a expectativa é de que seja ampliado para a Uber em outros países.
Tendência dos super apps
A tendência de super apps promove justamente a mescla de diversos segmentos em uma só plataforma, promovendo praticidade ao usuário e maior retenção e acessos para os aplicativos das empresas.
Com esta estratégia, marcas e empresas buscam fidelizar clientes ao oferecer variedade de serviços em um só local, além de aumentar o potencial competitivo.
Exemplo de super app é o Mercado Livre(MELI34), que permite compra, vendas, além de ter o próprio sistema de pagamanto, a Magalu(MGLU3) que oferece compra, venda e serviços como carteira digital, além da própria Uber já estar nesse caminho com o Uber Eats – que terá operações encerradas aqui no Brasil.