Uber suspende plano de transferir sede da Ásia para Hong Kong
A Uber Technologies voltou atrás nos planos de mudar seu centro regional da Ásia-Pacífico para Hong Kong, citando incertezas em relação à regulamentação do segmento de aplicativo de transporte.
Em maio, a empresa havia anunciado que estava pronta para transferir a sede da Ásia de Cingapura “e estabelecer um centro de inovação e engenharia” em Hong Kong, desde que as autoridades eliminassem obstáculos regulatórios (o serviço de aplicativo de transporte é oficialmente proibido).
Em comunicado, a Uber disse que a sede permanecerá em Cingapura por enquanto. A empresa não mencionou a polêmica lei de segurança nacional aprovada em junho, que concede às autoridades de Hong Kong amplos poderes para policiar dados online, o que leva companhias globais de tecnologia a reconsiderarem seu futuro compromisso com a cidade.
“Temos visto um forte apoio do público por uma reforma, mas não o nível de certeza do governo de que precisamos”, disse o porta-voz da Uber, Chris Brummitt, por e-mail. “Enquanto continuamos esses esforços, decidimos manter Cingapura como centro regional a médio prazo.”
No anúncio de maio, a Uber prometeu criar empregos e oportunidades para residentes de Hong Kong, observando a recepção positiva na cidade, onde mais de 25% da população já utilizou seus serviços.
A empresa possui cerca de 250 mil parceiros-motoristas na cidade e mais de 6,4 mil restaurantes na plataforma de entrega de comida Uber Eats, informou a empresa.