Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

‘Uber para médicos’ do Canadá quer reduzir tempo de espera

Bloomberg - 03/08/2019 - 11:02
A Felix Health oferece o primeiro serviço de assistência médica “assíncrono” no Canadá, onde um paciente e um médico não precisam se encontrar pessoalmente para discutir um diagnóstico (Imagem: Pixabay)

O sistema de saúde financiado pelos contribuintes do Canadá tem muitos benefícios, mas o tempo de espera para uma consulta médica não está entre eles. É onde inovadores como a Felix Health veem maior potencial de transformação.

A empresa, fundada há sete meses, oferece o primeiro serviço de assistência médica “assíncrono” no país, onde um paciente e um médico não precisam se encontrar pessoalmente para discutir um diagnóstico.

Em vez disso, um paciente cria uma conta na Felix e preenche um questionário de 15 minutos. Um médico da rede da Felix faz uma avaliação e toma uma decisão sobre a receita indicada, que é enviada para uma farmácia para ser retirada ou pode ser entregue dentro de 48 horas.

“É uma grande experiência em que o paciente está lidando apenas com um prestador de serviços o tempo todo e cria um nível de cuidado extremamente consistente, previsível e seguro”, disse Kyle Zien, cofundador e CEO da Felix, em entrevista.

A Felix é a mais nova entre uma série de startups que querem transformar um sistema de pagador único que alguns candidatos presidenciais democratas dos Estados Unidos, como Bernie Sanders, querem imitar. Muitos adotam uma abordagem direta ao paciente em relação aos cuidados com a saúde para eliminar tempos de espera inconvenientes ou oferecer assistência médica em áreas remotas com poucos médicos.

Algumas receberam financiamento, como a Felix, que levantou C$ 750 mil. A Dialogue Technologies, com sede em Montreal, recebeu C$ 40 milhões (US$ 30 milhões) no mês passado em uma rodada de financiamento liderada pelo fundo de pensão canadense Caisse de dépôt et placement du Québec, juntamente com a Holtzbrinck Ventures, de Munique.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Tempo de espera

Em um estudo de 2017 do Commonwealth Fund, uma fundação dos EUA focada em pesquisa de saúde, o Canadá foi classificado como o pior entre 11 países de alta renda quanto a respostas de médicos no mesmo dia a perguntas de pacientes, tempos de espera para atendimento de emergência, especialistas e cirurgias eletivas.

Focada apenas em questões de estilo de vida, como acne, perda de cabelo, controle de natalidade e disfunção erétil, a Felix pode ser chamada de “Uber para médicos”, onde o próximo médico disponível pode emitir uma receita, diz Zien. A empresa planeja acrescentar mais tratamentos, como prevenção do HIV, combate ao tabagismo e rugas – casos em que uma consulta presencial não é necessária.

Última atualização por Diana Cheng - 02/08/2019 - 15:47