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Twitter vai rotular e reduzir visibilidade de tuítes vinculados à mídia estatal russa

28 fev 2022, 15:51 - atualizado em 28 fev 2022, 15:51
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O Google, da Alphabet, e a Meta, proprietária do Facebook, também proibiram a mídia controlada pelo Estado russo de ganhar dinheiro por meio de anúncios em suas plataformas (Imagem: REUTERS/Clay McLachlan)

O Twitter está adicionando rótulos e reduzindo a visibilidade de tuítes com conteúdo de sites da mídia estatal russa como RT e Sputnik, informou a empresa de mídia social nesta segunda-feira.

O Twitter disse que desde que a Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, viu mais de 45.000 tuítes por dia de pessoas compartilhando esses links.

A empresa afirmou que isso significa que a maioria do conteúdo da mídia afiliada ao Estado vem de indivíduos que compartilham o material, e não das contas de mídia afiliadas ao Estado que já rotula.

A mídia estatal, que há muito tem sido uma presença controversa nas principais plataformas sociais, surgiu como um campo de batalha importante no impasse de Moscou com grandes empresas de tecnologia durante a crise na Ucrânia.

Na semana passada, a Rússia disse que restringiria parcialmente o Facebook (FB) por censurar sua mídia, uma medida que a empresa disse ter ocorrido depois de recusar o pedido das autoridades russas de interromper verificações de fatos independentes e rótulos em conteúdo de algumas organizações estatais de mídia.

O Twitter, que enfrentou lentidão punitiva de sites da Rússia, afirmou no sábado que seu site estava sendo restrito para usuários no país.

O Google,(GOOGL) da Alphabet, e a Meta, proprietária do Facebook, também proibiram a mídia controlada pelo Estado russo de ganhar dinheiro por meio de anúncios em suas plataformas.

O Twitter disse que o rótulo será aplicado automaticamente a qualquer tuíte com um URL de um site de mídia afiliado ao Estado designado. Também reduzirá a visibilidade desses tuítes ao não recomendá-los aos usuários e retirá-los da função ‘Top Search’.

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reuters@moneytimes.com.br

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