Twitter (TWTR): Elon Musk quer o Twitter, mas tem contraproposta maior de fundador da Tron
O bilionário Elon Musk, nesta quinta-feira (14), fez uma oferta de compra ao Twitter (TWTR), que avalia a empresa em US$ 43 bilhões.
Segundo um documento publicado na US Securities and Exchange Commission (SEC), espécie de Comissão de Valores Mobiliários (CVM) norte-americana, Musk ofereceu US$ 54,20 por ação do Twitter.
Mas uma resposta à oferta de Musk chamou a atenção dos investidores de criptomoedas. Justin Sun, fundador da Tron (TRX) Blockchain, afirmou em uma publicação no Twitter que “fez uma contraproposta de U$ 60 por ação”.
I believe @Twitter is far from unleashing its full potential, thus I am offering $60 per share to take the platform private. But we fully support the reform initiatives of @elonmusk and would love to see Twitter becoming crypto-native and Web3 friendly.
— H.E. Justin Sun 🍌 (@justinsuntron) April 14, 2022
O desenvolvedor da blockchain justifica a sua oferta dizendo que “o Twitter está muito longe de seu real potencial”, seguindo a mesma linha de Musk que, em carta ao presidente do Twitter, Bret Taylor, afirmou que “o Twitter tem um potencial extraordinário e irá desbloqueá-lo”.
“Queremos ransformar o Twitter em uma rede mais descentralizada, Web 3.0, e de código aberto e amigável para desenvolvedores”, afirmou Sun.
Sun também comenta que seus planos contém a promoção de um maior engajamento entre usuários, além de começar a desenvolver mecanismos para limpar a plataforma de robôs e golpistas.
Justin Sun contra Elon Musk
Justin Sun é desenvolvedor e criador de projetos como a Tron blockchain e BitTorrent (BTT), ambos projetos que focam em uma descentralização usada no compartilhamento de dados e entretenimento.
Tron é um projeto de protocolo descentralizado baseado em blockchain que visa ser uma plataforma de distribuição de conteúdo para a indústria de entretenimento digital.
Embora seja o criador da Tron, não é Sun que decide tudo no projeto. A rede passa por votações entre uma comunidade descentralizada para tomar alguma decisão acerca do protocolo — conceito aplicado em qualquer DAO, não apenas na Tron.
Enquanto o BitTorrent (BTT) é um projeto que busca compartilhar dados e informações pela sua blockchain de maneira simples rápida e eficiente. Ambos os projetos têm a descentralização como ponto-chave.
Por outro lado, Musk é CEO e acionista de mais de duas empresas bilionárias e é conhecido por ter sucesso sendo o tomador final de decisões.
Quem vai levar o Twitter?
Ao Business Insider, o analista da Wedbush, Dan Ives, afirmou que “a conversa pode acabar em um acordo”.
“Em última análise, acreditamos que esta novela terminará com Musk sendo dono do Twitter após essa aquisição agressiva e hostil da empresa”, disse Ives, acrescentando que seria difícil para qualquer outro licitante surgir com uma contra-oferta e que “o conselho do Twitter será forçado a aceitar esta oferta e/ou executar um processo ativo para vender o Twitter”.
Para Ives, a “guerra dos tronos” entre o homem mais rico do mundo e o Twitter ainda deixa muitas questões em aberto, como o financiamento do acordo, possíveis problemas regulatórios e a capacidade de Musk de equilibrar o tempo entre Tesla e SpaceX. “Mas, em última análise, com base neste pedido, é uma oferta agora ou nunca para o Twitter aceitar”, disse Ives ao BI.
*Por Leonardo Rubinstein Cavalcanti e Tamires Vitorio