BusinessTimes

Twitter enfrenta nova dor de cabeça na Índia após reclamação sobre mapa

29 jun 2021, 9:35 - atualizado em 29 jun 2021, 9:35
Twitter
A reclamação acusa o chefe do Twitter na Índia, Manish Maheshwari, e outro executivo da empresa de violar as regras de TI do país, bem como as leis destinadas a evitar inimizade e ódio entre as classes (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Um grupo linha-dura hindu entrou com uma queixa na polícia contra o chefe do Twitter na Índia depois que regiões politicamente sensíveis foram deixadas de fora de um mapa do país no website da companhia, dando início a uma investigação, em uma nova dor de cabeça para a empresa de tecnologia dos EUA.

Um mapa na página de carreiras do Twitter mostrou a região de Jammu e Caxemira, que é reivindicada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, bem como o enclave budista de Ladakh fora da Índia.

Isso provocou protestos nas redes sociais nesta semana, em meio a relações tensas entre o Twitter e Nova Délhi sobre a conformidade da empresa com as novas regras de TI da Índia.

A reclamação acusa o chefe do Twitter na Índia, Manish Maheshwari, e outro executivo da empresa de violar as regras de TI do país, bem como as leis destinadas a evitar inimizade e ódio entre as classes.

“Isso prejudicou meus sentimentos e os do povo da Índia”, disse Praveen Bhati, líder do grupo Bajrang Dal no Estado de Uttar Pradesh, no norte do país, em uma reclamação vista pela Reuters. Ele também chamou o ocorrido de ato de traição.

O Twitter não respondeu a um pedido de comentário. Na terça-feira, o mapa não estava mais visível em seu site.

reuters@moneytimes.com.br