BusinessTimes

Twitter: Empresas deverão anunciar para manter selo de verificação do perfil, diz Musk

27 jul 2023, 11:17 - atualizado em 27 jul 2023, 11:18
Elon Musk twitter x corp. perfil selo verificação verificado publicidade anunciantes anunciar autenticação selo azul
Sem almoço grátis: Twitter manterá selo azul apenas para empresas que anunciarem, determina Musk (Imagem: Reuters/Mike Blake)

O bilionário Elon Musk, dono do Twitter, agora rebatizada de X, afirmou que a plataforma exigirá que as empresas se tornem anunciantes, se quiserem manter o selo de verificação que atesta que seu perfil é autêntico. De acordo com o jornal The Wall Street Times, a medida visa conter a forte queda das receitas publicitárias geradas pelo Twitter.

O jornal americano teve acesso a um e-mail enviado pela empresa  a parceiros. O documento informa que, a partir de 7 de agosto, as contas de empresas que não tenham gasto, pelo menos, US$ 1 mil em publicidade nos 30 dias, ou US$ 6 mil em 180 dias, anteriores perderão o selo de verificação.

Não está claro se a medida se aplica apenas a empresas americanas, ou se alcançará companhias do Brasil e do restante do mundo. Se isso se estender aos brasileiros, isso significa que perfis oficiais que não tenham desembolsado, pelo menos R$ 4,7 mil (pelo câmbio atual) em 30 dias, ou R$ 28,3 mil em 180 dias, perderão seu selo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Twitter perde 50% das receitas com publicidade

Ainda segundo o WSJ, outras medidas para impulsionar a receita publicitária do Twitter fracassaram. A mais recente, que termina em 31 de julho, é uma promoção com descontos de 50% para quem quiser se promover na plataforma. A ideia é incentivar as companhias a aproveitarem eventos estratégicos, como a Copa do Mundo Feminina de futebol.

De acordo com a revista Época Negócios, o Twitter perdeu 50% da receita com publicidade neste ano e opera com fluxo de caixa negativo. Para recuperar a empresa, Musk nomeou Linda Yaccarino como sua nova CEO. A executiva conhece bem o mercado publicitário, já que era presidente de vendas de publicidade e parcerias da NBC Universal.