Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Twitter Brasil divulga lista de campanhas de destaque no segundo trimestre de 2019

Renan Dantas - 02/07/2019 - 21:47
A avaliação é dividida em três pilares: estratégia de marca, estratégia de conteúdo e boas práticas de conteúdo em vídeo e uso de mídia (Imagem: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

O Twitter Brasil divulgou na nesta segunda-feira (1º) a lista de empresas que se destacaram na utilização da plataforma para a divulgação de suas marcas no segundo trimestre. A rede social analisou a criatividade, o impacto e a efetividade da estratégia publicitária.

As marcas selecionadas foram: Google Cloud (@GoogleCloud_BR), Axe (@AXEBR), Uber (@Uber_Brasil), LG (@LGdoBrasil), Apple (@Apple), iFood (@Ifood) e Natura (@naturabroficial)

A avaliação é dividida em três pilares: estratégia de marca, estratégia de conteúdo e boas práticas de conteúdo em vídeo e uso de mídia. Em cada pilar, o Twitter elenca duas marcas que souberam aproveitar as características da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores.

Além disso, o levantamento interno indica uma campanha que reúne os elementos das três categorias.

Continua depois da publicidade

Confira as marcas de destaque no Twitter no Brasil entre abril, maio e junho de 2019, divididas por pilares:

Estratégia de marca

Nesta categoria, o Twitter classificou as marcas que foram capazes de analisar o comportamento do consumidor a partir das conversas na rede social e aproveitaram a oportunidade para construção de marca na plataforma.

  • Google Cloud

Com o intuito de falar sobre o seu conjunto de soluções e serviços de computação em nuvem diretamente com tomadores de decisão, o Google adotou uma linha de comunicação com base na apresentação de recursos técnicos de seus serviços e o o impacto das ferramentas na produtividade e no dia a dia dos negócios. Para isso, a marca fez parcerias a fim de validar a sua mensagem.

Continua depois da publicidade
  • Axe 

A Axe aproveitou as conversas relacionadas ao Lollapalooza Brasil, engajando os usuários com respostas em tempo real sobre o tema.

Para participar, as pessoas tinham que Tweetar o nome de uma música que ouviram durante o Lollapalooza Brasil, marcando a conta da @AXEBR e incluindo a hashtag #AxeNoLollaBR. O sorteio foi realizado assim que acabou a edição brasileira do evento.

Em parceria com a área do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas, Axe também contou com influenciadores digitais para engajar os usuários na plataforma. Toda a ação foi criada em parceria com UStudio e Tub Media.

Continua depois da publicidade

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Estratégia de conteúdo

Neste pilar, a rede social avaliou as marcas que melhor utilizaram criadores de conteúdo para estabelecer uma conexão com a audiência e levar sua mensagem de forma natural e autêntica.

  • Uber

No lançamento do Uber Juntos, opção de transporte do Uber com preço mais acessível, a marca optou por utilizar o criador de conteúdo Otávio Albuquerque (@taviao) para apresentar os benefícios do serviço de maneira criativa e bastante visual.

A empresa uniu o influenciador, que participa da filmagem, narra a história e empresta sua imagem para que seja retratada de forma artística, com um estúdio de design Dirty Work (@dwrk_factory), que produziu as filmagens e criou o personagem em ilustração.

Continua depois da publicidade

Assim, @taviaose transformou em desenho animado e destacou as vantagens do Uber Juntos de maneira divertida.

 

  • LG

A LG patrocinou a série “Vidas Paralelas”, criada exclusivamente para a plataforma, com o objetivo de se associar a um conteúdo de qualidade, do interesse do público e idealizado por um criador no Twitter.

Continua depois da publicidade

Na produção, a criadora de conteúdo Patrícia dos Reis (@pathy) conta em cinco episódios a história de pessoas que têm uma profissão comum, mas usam seu tempo livre para explorar habilidades curiosas, como bailarinas, musicistas, organizadoras a professoras.

Ao apresentar essas histórias, @pathy as conecta às mensagens importantes do novo smartphone LG K12+, como a qualidade da câmera, som e imagem, resistência a queda, entre outras. A agência Y&R participou da iniciativa, e a LG foi a primeira marca de tecnologia a patrocinar um conteúdo original no Twitter na América Latina.

Boas práticas de vídeo e uso de mídia

Nesta categoria, o Twitter classificou as marcas que foram bem-sucedidas no uso das boas práticas.

Continua depois da publicidade
  • Apple 

Para a campanha de lançamento do novo iPad Pro, a Apple utilizou vídeos de até 15 segundos focados em funcionalidades do produto apresentadas com elementos visuais que ajudam a contar uma história.

Mesmo sem som, os vídeos mostram todas as principais vantagens do iPad Pro de maneira clara e assim alcançaram bons índices de engajamento na plataforma.

  • iFood 

Com objetivo de incentivar o uso de seu serviço aos domingos, o iFood aproveitou as conversas no Twitter sobre Game of Thrones (GoT) para lançar a campanha #AFomeChegou e se conectar com a audiência interessada pela série e potenciais consumidores.

Continua depois da publicidade

Com vídeos animados de 15 segundos, a marca incentiva as pessoas a fazerem pedidos em sua plataforma antes do início de um episódio inédito da série, criando uma conexão genuína com os consumidores.

Destaque trimestral

  • Natura 

Como parte de sua estratégia para o rejuvenescimento da marca, a Natura contou com o apoio do Twitter Brasil para estruturar um time inédito da empresa, dedicado a engajar em tempo real com usuários da plataforma. A formação do time seguiu o comprometimento da Natura com a diversidade, recrutando profissionais de diferentes gêneros, raças e orientações sexuais.

Como resultado final do projeto, após analisar insights obtidos a partir do engajamento com o público, a Natura fez um reposicionamento da marca na plataforma. A empresa criou a persona ‘Nat Natura’, que substituiu a Natura Institucional no Twitter, e adotou uma nova maneira de se comunicar.

Continua depois da publicidade

Última atualização por Gustavo Kahil - 02/07/2019 - 21:47