Turismo: Governo prorroga isenção de vistos; veja quais países estão na lista
A isenção de visto para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália que desejem vir ao Brasil, foi prorrogada para o dia 10 de janeiro de 2024. Devido a alguns ajustes na licitação da contratação de serviços para emissão de vistos eletrônicos, segundo o Ministério das Relações Exteriores, a mudança ainda será oficializada.
Essa exigência havia sido suspensa no governo anterior, de Jair Bolsonaro, em 2019. Além dos países mencionados, o Japão também estava incluso na suspensão de exigência, e será o único a ficar de fora do novo prazo, devido ao acordo realizado neste mês com o primeiro-ministro, Fumio Kishida.
A informação foi publicada em alguns sites de consulados brasileiros. Para os outros países, ainda deverá ser seguido o prazo de 1º de outubro deste ano.
- Via (VIIA3) despenca em agosto: O que está acontecendo com a varejista? É hora de fugir das ações? Veja qual é a recomendação no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
Em 2019, os cidadãos dos países mencionados que viessem a turismo, negócios, trânsito, para atividades artísticas ou desportivas e situações excepcionais por interesse nacional, não haviam a exigência de um visto, podendo ficar no Brasil por até 90 dias, com a possibilidade de adicionar mais 90 dias, se necessário.
Em contrapartida, os brasileiros ainda necessitavam de um visto para viajar aos países beneficiados. Por conta disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou em março, a exigência do visto.
A decisão levou como base um levantamento, onde foi possível analisar que não houve aumento do número de turistas dos EUA, Canadá e Austrália no Brasil. Além disso, a decisão também levou em consideração a reciprocidade de não ter sido isento o visto aos brasileiros.