BusinessTimes

Turismo: Entenda porque a alta temporada beneficia Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) e o que a Petrobras (PETR4;PETR3) tem a ver com isso

08 dez 2022, 14:13 - atualizado em 08 dez 2022, 14:37
Azul
A recomendação da Genial Investimentos para Azul é de “compra” (Imagem: Facebook/Azul Linhas Aéreas)

As companhias aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) devem reportar números melhores na alta temporada, na perspectiva da Genial Investimentos.

Ygor Araújo, analista do setor de transporte da corretora, disse ao Money Times que nos últimos dois meses já se via a busca por voos aumentando, com a taxa de ocupação se mantendo em níveis bem elevados – o que já era esperado, segundo ele.

Araújo diz que o reflexo disso apareceu em novembro, nos números da Gol, que reportou um crescimento de 28,5% ante 2021 na procura por voos, enquanto a oferta de voos e o total de assentos nos aviões aumentou 29,7%. O analista da Genial estima que dezembro seja capaz de trazer números ainda melhores para a companhia, e o mesmo vale para Azul, que obteve prejuízo no 3T22.

“É uma temporada muito forte, dado o fato de ser o primeiro ano ‘normal’ depois de todo o processo de pandemia de Covid-19“, avalia.

Araújo também menciona que agora as companhias contam com um componente diferente: o novo patamar de tarifa, “que faz a gente acreditar que o quarto trimestre deste ano deve ser bastante forte em termos de geração de caixa para as empresas de avião”.

A Genial tem expectativa de que o 4T22 e o primeiro trimestre de 2023 tenham taxas de ocupação muito altas, combinadas a questão das tarifas, que é vista como superpositiva pela corretora.

“Vimos as tarifas subindo de forma muito positiva para as aéreas em 2022, em relação a 2021, de forma que nunca tínhamos visto dado esse novo cenário de custos e a ocupação se mantendo em patamares elevados”, explica.

Caso isso se mantenha, e de fato ocorra, Araújo diz que o mercado já deve começar a precificar e rever algumas contas.

A recomendação da corretora para AZUL4 é de “compra“, ao preço-alvo de R$20, enquanto para GOLL4, a indicação é de “manter“, ao preço-alvo de R$ 13,10.

Petrobras reajusta querosene de aviação

O analista da Genial diz que quando se olha para as aéreas, existe outra companhia que não pode ficar de fora: Petrobras (PETR3;PETR4).

Araújo lembra que nas últimas duas semanas, a petroleira vem divulgando reajustes para baixo nos preços da Gasolina de Aviação (GAV) “com uma redução em torno de 15% a 20% em um dos principais custos, que é o combustível”.

Neste mês, a companhia reduziu cerca de 6% o preço do querosene de aviação para distribuidoras, na comparação com o valor de novembro, conforme dados da estatal vistos pela Reuters.

A cotação do combustível foi reduzida em 5,79% em Paulínia (SP), 5,83% em Duque de Caxias (RJ) e 5,72% em Betim (MG).

 *Com informações da Reuters