Turismo: Como o governo Lula quer imitar Portugal e multiplicar número de estrangeiros
O turismo entrou na pauta do governo Lula, que quer repetir algumas estratégias de Portugal para atrair mais turistas estrangeiros ao Brasil. Segundo a coluna de Lauro Jardim n’O Globo, o fluxo de estrangeiros a Portugal salto de 7 milhões para 22 milhões nos últimos 12 anos, e algumas iniciativas podem ser replicadas por aqui.
Uma delas, segundo O Globo, é incentivar que as companhias aéreas incluam o Brasil em programas de stop over. Assim, passageiros que fariam apenas uma conexão ou escala no Brasil para seguir viagem poderiam estender sua permanência por aqui por alguns dias, e embarcar para seu destino final depois, sem grandes custos adicionais com passagens.
A proposta é articulada por dois ministérios: o do Turismo, liderado por Celso Sabino, e o de Portos e Aeroportos, a cargo de Márcio França. Ainda de acordo com O Globo, uma reunião entre os dois está marcada para esta quarta-feira (26).
Turismo de estrangeiros no Brasil salta mais de 100%
A ideia vem no momento em que o interesse dos estrangeiros pelo Brasil volta a crescer. Segundo a Embratur, entre janeiro e maio, o desembarque de estrangeiros no país cresceu 108% em relação ao mesmo período do ano passado, e somou 2,97 milhões de pessoas.
No total, os estrangeiros gastaram US$ 2,7 bilhões no Brasil (cerca de R$ 13 bilhões) nos cinco primeiros meses do ano. A procura também elevou o número de voos. Segundo a Embratur, os voos com destino ao Brasil devem crescer 40% em 2023, considerando-se os já realizados e os programados até dezembro.
Os cinco países que mais despacham turistas para cá são: Argentina (1,2 milhão de turistas), Estados Unidos (271,1 mil), Paraguai (215,5 mil), Chile (197,8 mil) e Uruguai (184,9 mil). São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina foram as principais portas de entrada dos viajantes internacionais no país.