Tupy (TUPY3): Uma análise além do frenesi das redes sociais
O último fim de semana não foi dos mais fáceis para o investidor de Tupy. Digo por experiência própria: a empresa está entre as três maiores posições da Carteira Market Makers. Se você decidiu passar o fim de semana na praia ou não abriu as redes sociais e ainda não sabe do que se trata, eu explico.
Na última sexta-feira após o fechamento do pregão, a Tupy comunicou ao mercado a renúncia de dois membros do Conselho de Administração da companhia e a entrada de novos nomes para o lugar.
O que chamou atenção de muita gente e gerou frenesi nas redes sociais foi que as pessoas escolhidas pelos acionistas para ocupar alguns dos cargos mais importantes da empresa são nomes políticos.
Saíram do conselho duas pessoas técnicas do BNDES: Carla Gaspar Primavera, especialista em transição energética, e Fabio Rego Ribeiro, especialista em investimentos privados do banco; e entraram Anielle Franco e Carlos Lupi, dois ministros do atual governo Lula.
Anielle Franco é ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle Franco, assassinada em 2018, enquanto Carlos Lupi é ministro da Previdência Social e presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
No documento, a Tupy informou que a indicação veio de um dos acionistas da companhia, a BNDES Participações S.A. (BNDESPar), que detém 28,2% das ações da empresa. Como a PREVI, fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, detém outros 24,8%, as indicações devem ser aprovadas por maioria dos votos.
Como acionistas da Tupy através do Market Makers FIA não gostamos da mudança no conselho. Os novos conselheiros não possuem qualquer histórico em metalurgia, empresas de capital aberto e sequer estão envolvidos em pautas estratégicas para a empresa. Como o conselho de uma empresa existe para zelar pelo interesse dos acionistas e fiscalizar a atuação dos executivos, ficamos preocupados pelas indicações de cunho político.
Apesar disso, é importante entender a expectativa do mercado na Tupy. Descontos de governança corporativa ou mesmo dificuldades no entendimento de geração de valor geralmente são refletidos nos múltiplos que o mercado paga pelas companhias.
Clique aqui para continuar lendo!