Tupy fecha parceria com Westport e AVL para desenvolver motor à base de hidrogênio
A Tupy (TUPY3) informou nesta quarta-feira (7) que fechou um acordo com a Westport Fuel Systems e a AVL List GmbH para o desenvolvimento de um motor de combustão interna (ICE, na sigla em inglês – Internal Combustion Engine) movido à base de hidrogênio (H2).
Segundo a Tupy, a parceria combinará materiais de alta complexidade, tecnologias de fundição e a mais recente tecnologia H2 ICE, usando injeção direta de alta pressão (HPDITM). O produto originado dessa colaboração será destinado ao transporte de cargas.
As três empresas vão trabalhar no desenvolvimento de um HPDI H2-ICE. A Tupy vai fornecer materiais e tecnologias de fundição e usinagem para o desenvolvimento do motor.
O objetivo do projeto é aumentar a eficiência e melhorar o consumo de combustível dos atuais ICEs que utilizam
hidrogênio.
“O hidrogênio é uma alternativa promissora de energia para aplicações de transporte de carga. Além de ser carbono neutro, tem potencial para reabastecimento rápido e pode ser usado para alimentar células de combustível e ICEs”, explicou a Tupy, em nota enviada ao mercado. “A eficiência do powertrain será um fator-chave para garantir o custo acessível desse tipo de solução para ônibus e caminhões”.
Os primeiros resultados são esperados para 2022.