Tudum, o mais novo fracasso da Netflix: Portal demite funcionários e tem futuro incerto
São tempos difíceis para a Netflix (NFLX), que após perda de 200 mil assinantes e queda nas ações, passa pela repercussão da demissão de funcionários e problemas com o site criado se aproximar do público.
O Tudum — nome que faz referência ao som reproduzido ao entrar na Netflix —, é a plataforma de notícias, entrevistas e conteúdos voltado para os fãs dos títulos presentes no streaming, lançada em dezembro de 2021.
Entretanto, 6 meses após o lançamento, a Netflix realizou corte de funcionários do site, o que levantou questões sobre a proposta da plataforma.
Ver essa foto no Instagram
Problemas com o Netflix Tudum
O Netflix Tudum publica notícias sobre as séries e filmes da plataforma, bem como entrevistas exclusivas, bastidores, trailers e conteúdos que buscavam aproximação com o público. Ou seja, era o espaço para a empresa divulgar seu próprio conteúdo.
Para isso, foi montada uma equipe de jornalistas para movimentarem o site. Porém, pouco tempo depois, o corte de funcionários levantou questionamentos sobre a efetividade do Netflix Tudum, especialmente diante de um cenário de perdas de assinantes e quedas expressivas nas ações, visto que a empresa chegou a perder ‘metade’ de uma Petrobras (PETR4) em apenas um dia.
Em relatos ao The Verge, ex-funcionários da equipe de redação do Tudum, relataram problemas com a plataforma.
Dentre os aspectos destacados, a falta de clareza sobre o propósito do projeto e o site da própria Netflix não conseguir soltar informações com exclusividade ou em primeira mão foram os principais.
“Qual é o ponto de agir como se tivéssemos acesso exclusivo quando temos menos acesso do que outros lugares?” disse um ex-funcionário ao The Verge.
Além disso, os jornalistas relataram que, com o tempo, a promessa de poder escrever sobre os títulos com um olhar crítico não foi cumprida, visto que recebiam listas de tópicos que não podiam ser abordados em textos e entrevistas.
Demissão de funcionários
Em 28 de abril, o The Verge publicou que fonte com conhecimento da situação informou que as demissões que estavam ocorrendo na equipe de jornalistas do Tudum.
Ao abrir o e-mail para receber relatos, o The Verge divulgou informações compartilhadas pelos ex-funcionários, sobre a ausência de estratégias, direcionamento, presença nas redes sociais e outras questões que implicavam em dificuldades na execução do trabalho.
Perda de assinantes e impacto nas ações
Em abril, a Netflix sofreu uma queda de 26% em suas ações na Nasdaq, perdendo pouco mais de US$ 50 bilhões em valor de mercado em um dia, o que foi equivalente a metade do valor de mercado da Petrobras (PETR4) na B3.
Os resultados do primeiro trimestre da empresa revelaram uma perda de 200 mil assinantes na plataforma — número diretamente relacionado a suspensão das operações da Netflix na Rússia após o início do conflito com a Ucrânia. Com o fim de suas operações no país, a plataforma perdeu cerca de 700 mil assinantes locais.
Com o caso do Tudum, os ex-funcionários apontaram falhas no site que buscava justamente aproximar o público e engajar com os títulos disponibilizados na plataforma, somando estes aspectos ao cenário de quedas.
*Com informações de Renan Nunes e Kaype Abreu.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!