Política

TSE concede direito de resposta a Lula em programa eleitoral de Bolsonaro na TV

19 out 2022, 19:42 - atualizado em 19 out 2022, 19:42

 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante evento em Porto Alegre
O ministro acatou o pedido da coligação de Lula determinando que a resposta seja veiculada por meio de 20 inserções, de 30 segundos cada (Imagem: REUTERS/Diego Vara)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino concedeu nesta quarta-feira direito de resposta à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no programa eleitoral do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) por classificar o petista como “corrupto” e “ladrão”.

Para o ministro, houve abuso na utilização dos termos, o que caracteriza ilegalidade na propaganda eleitoral e extrapola a crítica política, caracterizando, “ainda que em tese, os crimes de injúria ou difamação, o que aciona a válvula justificadora do exercício legítimo do direito de resposta”.

O ministro acatou o pedido da coligação de Lula determinando que a resposta seja veiculada por meio de 20 inserções, de 30 segundos cada, assim como nos espaços de tempo destinados aos programas de Bolsonaro.

Lula comemorou a decisão do TSE em uma postagem no Twitter. “Bolsonaro e sua campanha sabem que já ganhei 26 processos e não devo nada à Justiça. Mesmo assim, usam mentiras contra mim como base de sua campanha. Por isso, agora ganhei espaços de direitos de resposta no horário de TV do Bolsonaro. A verdade vencerá”, afirmou.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!