TSE atualiza números: Quase 1,5 mil urnas substituídas e 60 países encerram votação
Boletim oficial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o meio-dia deste domingo de eleições informa que quase 1,5 mil urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas em todo o país. O número representa 0,27% do total de urnas utilizadas.
Com isso, não houve ainda a necessidade de votação manual. Além disso, eleitores brasileiros residentes em 59 países já encerraram a votação para presidente da República.
O TSE lembra que os resultados em cada seção eleitoral podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna.
- ESPECIAL ELEIÇÕES | Dividendos em risco: Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua estratégia de renda extra em 2023; veja o que esperar e como se proteger num material gratuito que liberamos para você. Basta clicar aqui
Boletins de urna indicam resultados prévios
Segundo os números extraoficiais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou vantagem na China e na Oceania, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) conquistou o Japão com uma votação expressiva, que supera o total de votos obtidos pelo petista nos outros países da Ásia.
Já na Europa, enquanto os países do Ocidente, como Inglaterra e Portugal ainda realizam a votação, nos países nórdicos, entre outros, os números do boletim de urna já estão sendo divulgados pelas redes sociais. Confira alguns exemplos:
?️BOLETIM DA URNA:
?Dinamarca
Lula vence na Dinamarca com 936 votos contra 147 de Bolsonaro.
?Foto de: @MPetulante pic.twitter.com/qcej9pK9qn— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 2, 2022
?️BOLETIM DA URNA:
?Finlândia
Lula vence na Finlândia. https://t.co/TqCVqgb78D— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 2, 2022
?️BOLETIM DA URNA:
?Varsóvia, Polônia
Votos totalizados na Polônia. Lula venceu com 213 votos pic.twitter.com/ofrB6jHmJw— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 2, 2022
?️BOLETIM DA URNA:
?Estônia
Dos 252 eleitores esperados, 190 compareceram na Embaixada em Tallinn:⠀⠀
LULA (PT): 148⠀
Bolsonaro (PL): 16⠀
Ciro (PDT): 9⠀
Tebet (MDB): 7⠀
D’Avila (Novo): 5⠀
Manzano (PCB): 1⠀
Votos NULOS: 4Fonte: @_mioshiro e
Instagram: @teretallinn pic.twitter.com/r910qIFc56— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 2, 2022
Entenda como funciona
A votação nesses países aconteceu no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h, porém no fuso local. Porém, a divulgação oficial dos resultados pelo TSE só ocorrerá a partir das 17h (de Brasília), quando a votação for encerrada em todo o território nacional.
Por enquanto, o resultado não é oficial porque a totalização e apuração dos votos ainda não começaram. A totalização começa só alguns minutos após e é preciso seguir alguns protocolos de segurança do sistema. Feito isso, os números passam a ser confirmados pelo TSE.
- ESPECIAL ELEIÇÕES | 3R Petroleum (RRRP3) e outras 3 ações se destacam para 2023, seja com Lula ou Bolsonaro. Veja o que esperar do dólar, euro, das propostas econômicas e dos investimentos num e-book gratuito que liberamos para você neste link.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!