Trump sinaliza “probabilidade de grande acordo” com Coreia do Sul após telefonema

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que discutiu sobre tarifas, construção naval e possíveis acordos de energia em um “telefonema excelente” com o presidente interino da Coreia do Sul, Han Duck-soo, um dia antes do início da aplicação de uma tarifa de 25% sobre o aliado asiático.
“Temos os limites e a probabilidade de um grande ACORDO para ambos os países. A principal EQUIPE deles está em um avião rumo aos EUA, e as coisas parecem boas”, disse Trump em uma publicação nas redes sociais.
- VEJA MAIS: Localiza (RENT3), Suzano (SUZB3) e outras 8 ações para comprar em abril, segundo a Empiricus Research
O ministro do Comércio da Coreia do Sul está viajando para os EUA para se reunir com o representante comercial norte-americano, Jamieson Greer, para negociações sobre tarifas.
Han disse na ligação telefônica com Trump que espera fortalecer e expandir ainda mais a aliança e que está disposto a cooperar para alcançar um equilíbrio no comércio, bem como na construção naval e no gás natural liquefeito (GNL), de acordo com a agência de notícias Yonhap.
Mais cedo nesta terça-feira, Han disse em uma entrevista à CNN que ele “claramente gostaria de negociar” com os EUA sobre a redução de tarifas e que seu país não se unirá à China, ao Japão ou a outros países para retaliar.
Cheong In-kyo, ministro do Comércio sul-coreano, disse nesta terça-feira que o governo está considerando medidas para aumentar as importações norte-americanas enquanto ele se dirige a Washington para negociar.
Cheong também disse que era uma boa notícia, antes de sua visita, o fato de Trump ter dito que a porta estava aberta para conversas sobre tarifas com outras nações além da China.
Cheong acrescentou que contestará o cálculo de Washington de sua tarifa de 25% sobre a Coreia do Sul, que ele chamou de “problemático”, dado o pacto de livre comércio existente entre os dois países.