Trump ‘segurou a onda’ e mercado gostou: Ibovespa em dólar (EWZ) e futuros do Wall Street sobem nesta quarta-feira (23)

O iShares MSCI Brazil (EWZ) opera em alta no pré-abertura do pregão desta quarta-feira (23). Por volta das 9h30 (horário de Brasília), o principal fundo de índice (ETF) brasileiro em Nova York subia 2,05%, cotado a US$ 26,39.
Na mesma linha de alta, os futuros dos principais índices de Wall Street também apresentaram avanço. Mais cedo, enquanto o contrato futuro do S&P 500 subia 2,37%, o futuro do Nasdaq avançava 2,77%, e o futuro do Dow Jones 1,83%.
O movimento otimista foi impulsionado pelo recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com suas ameaças de demitir o chair do Federal Reserve, Jerome Powell. Além disso, o aumento nas expectativas de um acordo comercial com a China também impactou nas altas do pré-mercado.
- E MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê
Na terça-feira (22), Trump segurou o tom, após as bolsas receberem mal os ataques contra Powell.
O presidente disse que está frustrado com o Federal Reserve, e está levando mais tempo do que o esperado para cortar os juros. No entanto, não pretende demitir o presidente da autoridade monetária. A troca na diretoria do Fed seria considerada uma intervenção na instituição, que é independente da Casa Branca.
“A imprensa espalha. Não tenho intenção de demiti-lo. Gostaria de vê-lo um pouco mais ativo em sua ideia de reduzir as taxas de juros”, afirmou.
Além disso, Trump também deu um passo para trás na guerra comercial com a China. O republicano chegou a dizer que as tarifas finais sobre a China não chegariam “nem perto” dos 145% e que não vê necessidade de “jogar duro” com os chineses.
*Com Juliana Américo