Trump quer impor tarifas de 25% sobre produtos importados de México e Canadá
Donald Trump afirmou que pode impor tarifas de 25% sobre produtos importados do México e do Canadá a partir de 1º de fevereiro.
A declaração foi feita nesta segunda-feira (20), durante a assinatura de uma série de ordens executivas, logo após sua posse. Segundo Trump, os dois países permitem a entrada nos Estados Unidos de “um enorme número de pessoas” e da droga fentanil — um opioide utilizado como medicação para dor.
- LEIA MAIS: Quais são os melhores investimentos para 2025? Esta ferramenta monta a carteira “ideal” com ações, FIIs, ativos internacionais e renda fixa
O presidente também indicou que ainda não há data definida para a aplicação de tarifas sobre importações da China, destacando que o assunto precisa ser amplamente debatido. Além disso, Trump sugeriu a possibilidade de taxar a Europa caso o bloco não amplie as compras de petróleo americano.
“Eles não aceitam nossos carros, não aceitam nossos produtos agrícolas, não aceitam quase nada. E ainda assim, nós aceitamos os carros deles e aceitamos os produtos agrícolas deles, aceitamos muito deles. Então, vamos resolver isso com tarifas ou eles terão que comprar nosso petróleo”, afirmou.
Durante a campanha presidencial, Trump havia prometido impor tarifas de 10% sobre as importações globais e de até 60% sobre produtos chineses.