Donald Trump

Trump pressiona Fed na contramão do mercado

13 dez 2018, 19:26 - atualizado em 13 dez 2018, 19:26

Em entrevista a Fox News, o presidente Donald Trump declarou que espera manutenção da política monetária pelo Federal Reserve na próxima reunião do dia 19 de dezembro.

“Esperançosamente o Fed não elevará os juros mais”, declarou, ressaltando ainda que a Fed Funds Rate – taxa de juro básico dos EUA – encontra-se próxima a taxa normalizada, porém a economia norte-americana ainda em uma crescente.

O consenso dos economistas é de uma elevação de 25 pontos-base no juro básico, para o intervalo de 2,25% a 2,5%.
Nos últimos dois anos, sem exceção, o Federal Reserve realizou contração monetária todos os trimestres.

Aumento no juro, mensagem dovish?

Largamente Trump critica a política monetária implantada pelo Federal Reserve, afirmando que “não está nem um pouco feliz” com Jerome Powell, presidente da instituição.

Enquanto isso, neste mês Trump foi agraciado com um discurso de Powell, no qual afirmou que a Fed Funds Rate está “logo abaixo” do nível o qual não há estímulos para a economia.

Comunicação deve ser segura

Para Michelle Meyer, chefe da área de estratégia da economia norte-americana no Bank of America Merrill Lynch, Powell deve soar tranquilizador sem soar agressivo. “As palavras-chave serão cautela, paciência, riscos e dependência de dados”, declarou Meyer. Cabe destacar que os economistas esperam uma recessão nos EUA em 2020.

No comunicado ao mercado, espera-se que o FOMC (Federal Open Market Committee) retire a mensagem de que espera “mais aumentos graduais” na Fed Funds Rate.

Leia mais sobre: