Trump pausa tarifas recíprocas por 90 dias

O presidente Donald Trump anunciou uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas contra os países que não retaliaram os Estados Unidos e se mostraram dispostos a negociar.
Além disso, Trump também afirmou que vai limitar as tarifas dos demais países para a base de 10%, com efeito imediado.
- E MAIS: Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como
“Mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos, incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e USTR, para negociar uma solução para os assuntos em discussão relativos a Comércio, Barreiras Comerciais, Tarifas, Manipulação Cambial e Tarifas Não Monetárias, e que esses países não retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos”, publicou o presidente em suas redes sociais.
“Autorizei uma pausa de 90 dias e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%”, completou.
Scott Bessent, Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, afirma que a mudança de tarifa ocorreu após contato de países e não foi uma resposta à reação dos mercados. Segundo ele, o mercado não entendeu que as tarifas recíprocas eram um teto.
Nesta quarta-feira (9), começaram a valer as tarifas recíprocas de mais de 10%, impostas pelo governo norte-americano.
A China fica de fora dessa pausa, sendo que a tarifa contra o país foi ampliada para 125%, após Pequim retaliar os EUA em uma taxa de 84%.