Internacional

Trump e Putin se unem para minar a UE, diz vice-presidente da Comissão Europeia

22 maio 2019, 8:04 - atualizado em 22 maio 2019, 8:04
Washington e Moscou pretendem enfraquecer a Europa, segundo vice-presidente da Comissão Europeia

Washington e Moscou possuem um objetivo comum: enfraquecer a UE (União Europeia), de acordo com Jyrki Katainen, vice-presidente da Comissão Europeia, em entrevista à CNBC.

“Estamos na primeira vez na história em uma situação na qual o presidente dos EUA e o presidente da Rússia aparentemente compartilham a mesma visão na Europa: quanto mais fraca, melhor, porque eles acreditam que isso é melhor para seus países, o que obviamente não está certo”, declarou Katainen em Bruxelas.

O vice-presidente da Comissão Europeia, ex-primeiro-ministro da Finlândia, acredita que a relação entre as duas antigas rivais da Guerra Fria aumentou com a entrada de Donald Trump no poder, em 2016.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crimeia e populismo

As relações entre UE (União Europeia) e Rússia se estremeceram a partir de 2014, quando Moscou anexou a Crimeia da Ucrânia a seu território. A região é estratégica no mar Negro no comércio internacional da Ásia Ocidental, ou Oriente Médio.

Em resposta, o bloco composto por 28 países impôs sanções contra o Kremlin. De acordo com Katainen, Moscou foi responsável por financiar partidos nacionalistas, com o intuito de “criar uma divisão na população dentro do país”.