Trump e o “Twittonomics” acertaram uma, diz UBS
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, acertou uma. Em um comentário feito ao The Wall Street Journal afirmou que o “dólar está muito forte” e que os EUA precisam “trazer o dólar para baixo” caso uma mudança nos impostos o deixe mais fortalecido. “Ter um dólar mais forte certamente tem as suas vantagens, mas também tem muitas desvantagens”, disparou Trump.
“O UBS concorda que o dólar está sobrevalorizado. A incerteza criada pelos tweets de Trump podem aumentar os problemas do dólar, uma vez que a incerteza pode levar a uma abordagem ‘esperar e ver’ para investir nos EUA”, analisa Paul Donovan, economista global do UBS em seu comentário matutino diário.
De fato, o “Twittonomics” de Trump surtiu efeito no mundo real e a moeda americana caiu para o seu menor nível em um mês. O movimento ganha uma importância ainda maior porque tradicionalmente o dólar se comporta com força antes de uma nova administração. E Trump já disse que irá manter o uso da sua conta pessoal porque tem sido tratado “desonestamente” pela mídia.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Câmara de Comércio dos EUA na China e divulgada hoje mostra que as companhias americanas já estão alterando os planos de investimentos no país asiático com medo de sanções impostas pelo novo ocupante da Casa Branca.